MENSAGENS RECENTES DO BLOG

13 de dezembro de 2015

Quatro dicas financeiras para quem vai sair de casa dos pais

Antes de dar este passo arrojado, assegure-se que está preparado para o que o futuro lhe reserva.

Sair de casa dos pais pode ser um dos principais passos em direção à independência financeira dos jovens. Esta é, normalmente, uma altura excitante, cheia de promessas de novas aventuras e experiências, no entanto, não deve ser uma decisão impulsiva e é importante que envolva algum planeamento. Antes de dar este passo arrojado, assegure-se que está preparado para o que o futuro pode trazer. Conheça quatro dicas para quem vai sair de casa dos pais.


1. Faça contas ao custo de vida
O custo de vida vai variar mediante alguns fatores, nomeadamente, a zona para onde gostava de mudar-se, se vai necessitar de utilizar transportes ou o estilo de vida que pretende adotar. Viver por conta própria envolve mais do que pagar uma renda, por isso, faça uma lista de despesas que irá ter. Conte com, pelo menos, as seguintes despesas: renda de casa, contas do mês (água, gás, eletricidade, telecomunicações), compras (alimentação, produtos de higiene e limpeza) e mobília.

2. Elabore um orçamento familiar
Enquanto ainda vive em casa dos pais, faça um esforço para se familiarizar com os preços. Fale com os seus pais e pergunte-lhes quanto é que pagam em média com despesas acima referidas. As despesas que irá ter podem ser mais reduzidas, mas será sempre uma boa base de partida para fazer as contas. Quando souber estes números, faça um orçamento familiar para ter uma noção de quanto vai necessitar por mês e, muito importante, quanto é que pode pagar de renda.

3. Pague uma renda aos seus pais
Ser responsável pelas contas que paga pode ser muito difícil para quem nunca teve uma responsabilidade financeira mensal. Para que este impacto não seja tão penoso, pode oferecer-se para pagar uma renda aos seus pais. Se estes não aceitarem, ofereça-se para pagar as contas da eletricidade e da água. O importante é começar a assumir algumas responsabilidades financeiras para que a adaptação seja mais suave. Caso os pais não queiram mesmo receber dinheiro nenhum, aproveite essa quantia para fazer uma “almofada financeira”.

4. Tenha um fundo de emergência
Uma vez tendo saído de casa dos pais e assumido a responsabilidade de pagar as suas contas, poupar algum dinheiro pode ser difícil, pelo menos numa fase inicial. Por isso, é importante que, antes de dar esse passo, já tenha um fundo de emergência. Esta ferramenta será útil caso tenha despesas elevadas inesperadas ou fique sem rendimentos momentaneamente e deve conter até seis meses de despesas fixas (renda, contas e supermercado, pelo menos).


in http://lifestyle.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...