MENSAGENS RECENTES DO BLOG

27 de maio de 2013

Como poupar nas férias? Dicas para fazer render o dinheiro!

Após longos meses de trabalho, umas férias para repor energias sabem sempre bem. No entanto está tudo cada vez mais caro e com a “crise” é preciso poupar e fazer render o dinheiro. Mas se tivermos em atenção certos pormenores, é sempre possível fazer umas férias baratas em família. Veja aqui as dicas que temos para conseguir poupar nas férias.


Procurar viagens baratas


Se pensa viajar de avião, as companhias low-cost apresentam preços muito competitivos.
No entanto, tenha em mente os custos escondidos como taxa a pagar caso leve peso a mais na bagagem de porão, assim como a comida que não está incluída no preço do bilhete.
Pode sempre levar uma sandes consigo mas lembre-se que não são permitidas bebidas.
Outra opção é viajar de noite. Viagens quer de avião quer de comboio são mais baratas durante a noite.
Se puder, opte por viajar de carro. Dependendo do destino, poderá ser uma opção mais económica onde poderá conhecer outros locais antes de chegar ao destino.
Se tiver filhos será, certamente, uma viagem bastante agradável em família.

Poupar em transportes

Foto de uma via para bus em Londres.

À chegada ao aeroporto, é muita a oferta de transportes para chegar ao centro da cidade. Autocarros turísticos, táxis ou alugar um carro são algumas das opções.
No entanto, o trânsito que normalmente existe nas redondezas dos aeroportos torna estes meios de transporte bastante caros.
O mais económico é, sem dúvida, escolher uma rede de transportes local.
Em muitas cidades a rede de autocarros local tem viaturas com ligação ao aeroporto e na maioria o metro, mais rápido e confortável, também.
Se quiser planear a sua viagem com tempo, de modo a mais facilmente encontrar o seu meio de transporte para o centro da cidade, encontrará facilmente na internet os mapas da rede de metro e autocarro para se familiarizar com a zona.
Adicionalmente, poderá poupar ainda mais dinheiro ao adquirir os passes diários ou semanais de autocarro e metro. Poderá visitar vários pontos da cidade de uma maneira muito mais económica.
No entanto, se o carro lhe fizer mesmo jeito, tenha em atenção ao seguro do carro. Muitas vezes, o seguro associado ao cartão de crédito cobre aluguer de carro. Se for esse o caso, pague o aluguer com cartão de crédito e assim não precisa de pagar o excesso no stand de aluguer.
Pode ainda andar a pé. Se o passeio não for longo e tiver tempo, poderá com auxílio de mapas ou mesmo das pessoas locais, chegar facilmente aos locais de interesse conseguindo ficar com uma visão muito mais agradável da cidade. E muito mais barata também.

Optar por alojamento mais barato

Foto de um sofá vermelho com paredes brancas e uma janela.
Neste ponto, existem várias opções a considerar dependendo do tipo de férias que pretende.
Se tiver um espírito mais aventureiro e descontraído pode optar pelo campismo.
A maioria das grandes cidades tem um parque de campismo à disposição e muitas vezes com piscina podendo ainda usufruir deste espaço para relaxar após visita à cidade. Se não gostar de dormir em tendas, a poderá alugar um bungalow. Ficará mais caro mas mesmo assim poupará em relação aos hotéis.
Existe ainda o couchsurfing. A ideia é ceder um “sofá livre” a quem quiser visitar a nossa cidade.
No site Couchsurfing.com poderá ver que possibilidades existem na cidade que quer visitar.
Pode parecer demasiado aventureiro e um pouco inseguro mas o site de registo na internet é bastante seguro. Todas as pessoas registadas são verificadas e todas têm que ter boas recomendações para poderem fazer parte da comunidade.
Existem ainda os hostels, onde poderá partilhar uma camarata com o seu grupo de amigos. Estas pousadas normalmente têm cozinha disponível onde poderá também poupar na alimentação.
No Hostelworld.com poderá procurar fazer uma pesquisa por hostels e escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.
Mas nem todos os hostels são agradáveis.
Para além do Hostelworld.com onde poderá ver a opinião de outras pessoas, não hesite em ir ao Tripadvisor.com onde poderá fazer uma boa pesquisa sobre o hostel para onde pretende ir, ver fotografias e recolher opiniões de outras pessoas que já lá estiveram.
Se não se identifica com este tipo de estadia, opte por hotéis de 2 estrelas. Poderá ter o inconveniente de ter que levar as suas toalhas mas são bastante razoáveis e verá que vai conseguir poupar bastante.
Mais barato ainda ficará se tiver amigos ou família a viver por perto de onde pretende ir de férias. Poderá fazer uma “troca” e ceder-lhes também a sua casa ou então será sempre uma boa oportunidade para pôr a conversa em dia.

Escolher refeições económicas

Foto de pizza italiana.

E se almoçar nas férias, eventualmente, fruta, sandes e água ou sumos? Tudo comprado no supermercado mais próximo, fica uma refeição barata e sabe sempre bem, tanto em piqueniques no campo como num jardim no meio da cidade.
Bolachas, barras de cereais ou pacotes de leite achocolatado, são fáceis de levar connosco para as férias e de guardar na mochila para ir comendo ao longo do dia.
Existem sempre os restaurantes de fast-food que uma vez por outra até sabem bem e não ficam caros. Se as férias forem planeadas com tempo, poderá ainda procurar cupões de desconto que este tipo de restaurante por vezes distribui.
Outra maneira de poupar bastante, desta vez em bebida, é comprar um garrafão de água no supermercado e ir enchendo no quarto de hotel uma garrafa para andar connosco durante o dia. Não esquecer, porém, de lavar a garrafa ao fim do dia.

Mais dicas para poupar

Nas chamadas “férias culturais” são muitos os museus que queremos visitar. No entanto costumam todos ser um pouco caros.
Por vezes existem passes que incluem a visita a vários museus ficando mais barato do que comprar separadamente o bilhete para cada um deles.
Comprar o bilhete pela internet é também uma boa opção para poupar algum dinheiro.
Mas mesmo quando saímos para umas férias culturais na cidade, podemos sempre aproveitar a piscina e o ginásio do hotel para relaxar e assim controlar um pouco as despesas.
Neste tempo de crise, alguns hotéis começam a cobrar pela troca diária das toalhas. Peça para trocar apenas quando necessário e assim poupa não só o bolso mas também o ambiente.
Se vai para um país de moeda diferente, troque o dinheiro no banco antes de viajar. Ficará muito mais barato do que trocar fora do país.
E se levar souvenirs para a família porque não deixar para o fim das férias e comprar nas lojas do aeroporto? Assim encontrará lojas livres de taxas onde as lembranças ficarão mais económicas e sempre ocupa o tempo enquanto espera pela hora do voo.



fonte: guia-viagens.aeiou.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...