MENSAGENS RECENTES DO BLOG

29 de março de 2012

Rectificativo. Trabalhadores independentes com dívidas à Segurança Social obrigados a criar email nos CTT

As entidades empregadoras e os trabalhadores independentes que tenham dívidas à Segurança Social terão de criar um endereço de email nos Correios (CTT) até 30 de junho.

De acordo com o Orçamento Retificativo hoje entregue na Assembleia da República, “os executados em processos de execução fiscal por dívidas à segurança social são obrigados a possuir uma caixa postal eletrónica”.

Assim, “são considerados executados sujeitos a esta obrigação acessória as entidades empregadoras e os trabalhadores independentes”, refere o documento.

“Os executados sujeitos a obrigação acessória de criação de caixa postal eletrónica, que tenham em curso processos de execução fiscal por dívidas à Segurança Social devem completar os procedimentos de criação da caixa postal eletrónica até ao dia 30 de junho de 2012, passando as comunicações a serem efetuadas a partir de dia 1 de julho de 2012 por essa via”, segundo o documento hoje aprovado.

in ionline.pt

26 de março de 2012

Crédito pessoal com problemas bancários


Problemas bancários

Por problemas bancários entende-se que uma pessoa tenha o seu nome na “lista negra” do banco de Portugal por incumprimento.
De notar que estas pessoas não são irresponsáveis e que não devem ter vergonha de se encontrar com problemas bancários. A vida dá muitas voltas e as adversidades atingem qualquer pessoa. O melhor que há a fazer é dar a volta ao assunto sem olhar para trás.
O melhor a fazer será mesmo pagar a dívida que possui de forma a não ter o nome na “lista negra” para poder recorrer a um crédito pelas vias normais. Sair-lhe-á mais barato, menos moroso e terá menor de ver o seu pedido recusado. Contudo, devo avisar desde já, que se a situação estiver muito má em termos financeiros, não poderá recorrer a qualquer tipo de crédito por representar um risco muito grande para os bancos ou financeiras.
Num artigo anterior, foi abordado de forma superficial este assunto, sendo dada a dica do cartão de crédito para enfrentar este problema. Porém, o cartão de crédito apenas é útil para pequenos valores (geralmente até 1000 ou 1500€), deixando de fora as pessoas que precisam de mais algum dinheiro.
Recorrer ao crédito pessoal

O crédito pessoal foi pensado para as pessoas que necessitam de dinheiro rápido e sem burocracias. Regra geral, qualquer pessoa está habilitada a usufruir do crédito pessoal desde que não tenha o nome “manchado”. Mas até para as pessoas que têm o seu nome na lista negra, é possível recorrer ao crédito pessoal.
As regras não são bem as mesmas porque uma pessoa que nunca teve a infelicidade de entrar em incumprimento tem mais valor para as financeiras do que as pessoas com problemas bancários. E a razão é óbvia: menor probabilidade de incumprimento.
Se tem problemas bancários e precisa de um crédito rápido, deve estar sem saber o que fazer. Sair disparado de casa directo para os escritórios das financeiras e discutir com as pessoas que lá trabalham ou até mesmo recorrendo ao lado emocional dos funcionários não irá resultar. Eles têm ordens a cumprir e não deixarão de o fazer para ajudar um desconhecido.
O melhor a fazer é preparar-se para enfrentar esta situação.
Existem dois tipos de crédito pessoal

O crédito pessoal, à semelhança de os créditos tradicionais, está dividido em duas categorias: com ou sem garantia por parte do cliente.
O crédito pessoal com garantia é fornecido com base em alguma garantia. Um fiador (pessoa que se responsabiliza em caso de incumprimento), o carro, a casa ou até acções da bolsa de valores são algumas das várias opções.
O crédito pessoal sem garantia é diferente pois não precisa de qualquer tipo de garantia mas normalmente tem taxas de juro superiores, menos dinheiro para emprestar e menos tempo para liquidar a dívida.
No caso de querer pedir um crédito pessoal com problemas bancários, a sua opção será o crédito pessoal com garantia como forma a dar mais segurança à entidade financeira que irá fazer o empréstimo.
Caso não tenha qualquer garantia para oferecer, terá de mostrar de alguma forma que consegue pagar a sua dívida. Apresentar o recibo de ordenado, extractos da conta corrente e provar que tem um contrato de trabalho sólido são factores essências para obter o crédito pessoal. Se o fizer, está a demonstrar que tem formas de pagar o empréstimo.

Condições do crédito pessoal

Recorrer ao crédito pessoal com problemas bancários tem as suas desvantagens. As taxas de juro serão certamente superiores ao normal devido ao risco que a financeira está a ter mas em caso de necessidade urgente, são suportáveis.
Lembre-se também de escolher as 5 melhores financeiras e fazer uma simulação em todas elas. Ficará surpreendido com as diferenças nos juros e demais atenuantes do crédito pessoal.

in ecreditosrapidos.com

20 de março de 2012

Comparar preços dos medicamentos - Genéricos

Como é do vosso conhecimento, existe uma enorme variedade de medicamentos com os mesmos componentes e com o mesmo efeito. Acontece que uns são mais caros que outros, uns são genéricos e outros não, e mesmo dentro dos genéricos existem muitas marcas e muitos preços.

Saiu recentemente uma lei em que os médicos não devem indicar a marca do medicamento, mas apenas o princípio activo do mesmo, assim permite os utentes poderem optar pela marca que pretendem, normalmente a mais barata.

A DECO disponibiliza uma base de dados, actualizada, em que podemos comparar os preços e ver os preços e marcas que existem para o mesmo medicamento, assim da próxima vez que forem à farmácia já podem decidir antes a marca que querem e saber quanto vão gastar.

Nem todos os princípios activos têm genéricos, no entanto, os que têm podemos comparar e ver os melhores preços.

in dicas-para-poupar.blogs.sapo.pt

Como comprar uma casa a partir de 30 mil euros

Através das leiloeiras é possível comprar casas com um desconto que pode chegar a 45% face ao valor comercial.
Ter casa própria foi sempre uma opção muito acarinhada pelos portugueses. Contudo, o actual contexto económico e as limitações impostas pelos bancos no acesso ao crédito à habitação tornou esta opção numa "miragem" para muitas famílias. ‘Spreads' elevados, a exigência de rácios de financiamento/garantia muito mais baixos, a menor disponibilidade financeira e a incerteza em relação ao futuro são algumas das principais limitações que as famílias têm de ponderar antes de avançar com a decisão de comprar casa. Perante este cenário, os leilões de imóveis poderão ser uma boa alternativa para adquirir um imóvel mais em conta ou mesmo realizar um bom investimento. Isto porque nesses eventos grande parte da oferta disponível corresponde a casas penhoradas pelos bancos e em que os preços-base de licitação são consideravelmente inferiores aos de mercado. Entre o leque de imóveis que habitualmente são sujeitos ao bater do martelo surgem oportunidades de negócio com descontos que podem chegar a 45% face ao seu preço comercial.
Já este fim-de-semana tem uma oportunidade para pôr à prova a sua habilidade de licitação. A Euro Estates - uma das principais leiloeiras de imóveis nacionais - vai levar a cabo dois leilões, em Lisboa e no Porto, onde será possível arrematar casas num conjunto de 103 lotes disponíveis. O primeiro leilão decorre já este sábado, no Porto, a partir das 15 horas. À mesma hora, mas do dia seguinte, é a vez de serem sujeitos a licitação em Lisboa cerca de 50 imóveis para habitação. A oferta nestes dois eventos abrange imóveis de norte a sul do País. Já na semana seguinte é a vez de outra das principais leiloeiras nacionais - a Uon - também levar a cabo leilões no Porto e em Lisboa onde será possível escolher entre 102 lotes sujeitos a licitação.

Cuidados na compra
Frequentar os leilões para comprar casa pode resultar num negócio muito rentável. Contudo, existem alguns cuidados que não devem ser ignorados em todo esse processo. Ainda antes de ir a um leilão, um dos passos importantes é definir em que tipo de imóveis se está interessado. Nomeadamente a tipologia, o ano de construção, a zona geográfica e, claro, a base de licitação e o preço que está disposto a pagar. Para além disso, apesar dos sites das leiloeiras disponibilizarem informação sobre os imóveis, nada como os visitar. É nesta ocasião que conseguirá avaliar melhor aspectos como áreas, estado de conservação, necessidade de obras, vizinhança, o comércio existente, escolas ou a existência de uma boa rede de transportes. Deve também procurar saber os preços dos imóveis que estão em venda na zona. Se tiver de recorrer ao crédito para a compra do imóvel deve também contactar os bancos, antes do leilão, para saber se reúne condições para o financiamento. Isto porque, caso arremate a casa e depois desista da compra, irá perder o valor da caução bem como do sinal (o comprador é obrigado a fazer um contrato de promessa de compra e venda após o leilão). Um valor que é considerável. Por exemplo, no próximo leilão da Euro Estates o valor da caução são 1.750 euros. Já no contrato de promessa de compra e venda é exigido o pagamento de um sinal que no mínimo será de 1.750 euros. Em termos positivos destaca-se o facto de, normalmente, ser possível conseguir financiamento até 100%, já que muitos imóveis fazem parte da carteira dos próprios bancos.

in economico.sapo.pt

19 de março de 2012

Combustíveis aumentaram até 3 cêntimos

Subidas refletem cotação média dos produtos refinados nos mercados internacionais

Os combustíveis voltaram a aumentar desde a meia-noite desta segunda-feira. Nunca se viram preços tão elevados.

Na Galp, o litro do gasóleo subiu 1,5 cêntimos, o mesmo que a Cepsa para 1,529 euros/litro.

Na BP, o «diesel» aumentou 1 cêntimo também para 1,529 euros/litro, sendo que esta petrolífera poderá fazer uma nova atualização dos preços esta terça-feira, tal como a Repsol, onde o litro do gasóleo ainda se encontra 1,519 euros/litro.

Na gasolina, a subida foi ainda maior. O aumento chegou aos 3 cêntimos na Galp para 1,744 euros/litro. Na BP, a subida foi de 1 cêntimo para 1,729 euros e na Cepsa foi de 2,5 cêntimos para 1,739 euros. A Repsol só deverá mexer nos preços amanhã (1,719 euros/litro).

Estas subidas refletem a cotação média dos produtos refinados nos mercados internacionais já que, na semana passada, as cotações da gasolina e do gasóleo aumentaram 3,4% e 2,1%, respetivamente.

in agenciafinanceira.iol.pt

Internet dá reembolso de IRS em 20 dias

Quem entrega pela Internet terá direito a receber o reembolso - se a ele tiver direito - em 20 dias.

A campanha de entrega de IRS decorre entre os meses de Março e Maio. Os prazos mudaram no ano passado e foram ‘simplificados'. Assim, para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas que entreguem o IRS por Internet vale o mês de Abril.

Em Maio é a vez dos trabalhadores independentes e contribuintes com outros rendimentos cumprirem a sua obrigação declarativa. Para quem ainda entrega em papel, o prazo começa hoje para trabalhadores dependentes e reformados e o mês de Abril é válido para os restantes casos.

Os contribuintes que preenchem em papel podem deslocar-se aos serviços de Finanças ou juntas de freguesia aderentes ou enviar as declarações pelo correio através de uma carta registada com aviso de recepção acompanhada de fotocópias dos cartões de contribuinte ou cartão do cidadão do membros do agregado familiar. Através da Internet, além de ser mais rápido uma vez que muitos dos dados já estão preenchidos pode simular o valor a pagar ou a receber do Estado.

Quanto ao reembolso, quem entrega pela Internet terá direito a receber o reembolso - se a ele tiver direito - em 20 dias. O Ministério das Finanças garantiu que "os reembolsos aos contribuintes que entreguem a declaração por Internet serão tratados de forma prioritária, à semelhança de anos anteriores".
Para quem entrega em papel, prazo será mais longo e os contribuintes só verão o que pagaram a mais ao Estado durante o ano passado até 31 de Julho.

Para entregar a declaração pela Internet terá de aceder ao Portal das Finanças em: www.portaldasfinancas.gov.pt e pedir a senha de acesso. No entanto, não deve fazê-lo apenas nos últimas dias do prazo. Isto porque a Autoridade Tributária e Aduaneira demora entre dois a cinco dias a enviá-la para o domicílio fiscal._Depois é só entrar no site, seleccionar a opção - Cidadãos/Entregar/IRS e seguir as instruções.

Como corrigir erros no IRS e quanto podem custar o bolso do contribuinte
Se ao preencher a declaração de rendimentos, o contribuinte perceber que fez alguns erros, pode corrigi-los e quanto mais cedo melhor. Isto porque evitar o pagamento de montantes adicionais.

Se o contribuinte detectar o engano antes do final do prazo para a entrega, basta entregar uma declaração de substituição ainda durante o decorrer do prazo, sem o pagamento de valores adicionais. Mas se o detectou até 30 dias após o final do prazo para a entrega, terá de entregar a declaração de substituição ainda durante os primeiros 30 dias de atraso. E neste caso já terá de pagar uma multa mínima de 25 euros.

Se o erro for detectado mais de 30 dias depois de o prazo ter terminado e se prejudicar o Fisco a declaração tem de ser entregue até 60 dias antes do fim do prazo de caducidade e pode ter de pagar uma coima mínima de 50 euros.
Se o erro disser respeito a uma falha dos rendimentos de 2010, terá de a corrigir até ao final de 2014. Já se a falha prejudicar o contribuinte a declaração tem de ser entregue até 90 dias depois de receber as nota de liquidação do IRS.
Mas se não corrigir as multas podem ser mais severas: variam entre os 250 e os 150 mil euros. A entrega fora do prazo - ainda que correcta - pode custar ao contribuinte um mínimo de 50 euros.

Fonte: Economico - Publicado a 05 de Março de 2012
Conteúdos responsabilidade de e-loan



Poupar água em casa: truques e dispositivos


Se cada família tiver alguns cuidados e instalar dispositivos eficientes pode poupar até 300 mil litros de água por ano, mantendo o conforto. 

Ao adoptar gestos económicos, uma família de 3 pessoas tem nas suas mãos a oportunidade de gastar menos cerca de 300 mil litros de água por ano, o equivalente a 60 mil garrafões de 5 litros ou a encher quase 7 piscinas de 4 metros de largura, 7 de comprimento e 1,5 metros de altura. Em casa, a grande fatia do consumo pertence a torneiras, chuveiros e autoclismos. Para atingir esta meta é necessário mudar hábitos e instalar dispositivos, tomar duches rápidos e de baixo fluxo e ter autoclismos de dupla descarga.

Gestos para economizar
  • Se o volume de uma descarga completa de um autoclismo for superior a 6 litros, há um gasto excessivo. O mesmo se aplica a uma torneira com caudal superior a 8 litros por minuto na máxima abertura. Caso os dispositivos instalados em sua casa sejam pouco eficientes, substitua as torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos economizadores ou opte por acessórios para reduzir o seu débito nos antigos, mantendo desempenho e conforto. Mas  no caso do chuveiro, a sobreposição de dispositivos de poupança pode resultar em fluxos tão baixos que dificultem o funcionamento do esquentador.
  • Alterar comportamentos pode, por exemplo, reduzir em metade o gasto de água das torneiras. Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou armazenar em garrafões a água que se gasta enquanto não chega a água quente para o banho são dois exemplos.
  • A embalagem de algumas torneiras e chuveiros economizadores, porém, não indica o caudal. Além disso, nestes últimos a posição de poupança não é claramente referida. Nesse caso, informe-se na loja. Quanto aos acessórios, prefira os que referem de forma clara a poupança.
9 ideias de carteira
  • Prefira duches a banhos de imersão. Tome duches curtos, evite ter a torneira aberta mais de 5 minutos e feche-a para se ensaboar.
  • Nos banhos de imersão de crianças, use um quarto da capacidade máxima da banheira e recolha a água fria até chegar a quente.
  • Reduza o máximo o uso de água para lavagens, fazer a barba, lavar os dentes ou as mãos.
  • Para cozinhar, prefira o vapor, microondas ou a panela de pressão: poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor.
  • Use as máquinas de lavar só com carga completa, sem recorrer a ciclos como a pré-lavagem. Adapte-os segundo o grau de sujidade. Ciclos longos gastam mais água.
  • Não lave loiça à mão: prefira a máquina. Limpe os filtros e a sujidade.
  • Para lavar o carro, use dispositivos com água sob pressão.
  • Nas piscinas, recorra a circuitos de recirculação da água.
  • Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, abastecer o autoclismo ou regar o jardim. 
in deco.proteste.pt

13 de março de 2012

Como poupar dinheiro nos presentes do Dia do Pai

Se há alguém que merece todo o carinho no mundo é o nosso pai e, embora esse possa ser demonstrado todos os dias ao longo do ano, no Dia do Pai ele merece um miminho extra especial. Inspire-se nestas 8 ideias low-cost para fazer o seu pai muito feliz no seu dia…
  1. Dividir o presente com os irmãos: não há melhor forma de poupar dinheiro em presentes do que dividir o valor do mesmo com outras pessoas. No caso do Dia do Pai, o mais lógico é oferecer um presente em conjunto com os irmãos – o vosso pai vai adorar o gesto e saber que os filhos se juntaram para comprar algo especialmente para ele! Uma situação em que todos ganham!
  2. Fazer uma atividade que não requer dinheiro: em vez de comprar um presente para o seu pai, porque não celebrar o Dia do Pai a fazer uma coisa que ele goste? Pode ser algo tão simples como ir à pesca, fazer um test drive a um carro novo, dar um passeio de bicicleta ou visitar uma feira de antiguidades… existem inúmeras atividades de lazer e culturais gratuitas que se podem desfrutar e quase todas são perfeitas para “oferecer” no Dia do Pai!
  3. Preparar uma refeição para o pai: jantar ou almoçar em casa é sempre mais económico do que comer fora, por isso, uma boa sugestão para o Dia do Pai passa por confecionar o seu prato preferido – na sua casa ou na dele – e partilhar com o pai uma demorada e deliciosa refeição.
  4. Vídeo comemorativo: só precisa de uma câmara de filmar e um programa simples de edição para compilar um vídeo comemorativo da vida do seu pai – junte fotos dele a crescer, da vida que construiu, da família e dos filhos, algumas mensagens gravadas com os mesmos e uma bela banda sonora. Com um presente como este (requer mais tempo do que dinheiro!), ele não vai conseguir conter a emoção…
  5. Oferecer um serviço: qual é a tarefa que o seu pai menos gosta de fazer? Cortar a relva, lavar o carro ou fazer as compras de supermercado? Defina qual a tarefa da qual vai querer libertar o seu pai nas próximas semanas ou meses e emita um vale a explicar que vai assumir essa tarefa. Um presente do Dia do Pai onde não vai gastar dinheiro, mas vai fazer alguém muito feliz!
  6. Rei por um dia: o seu pai é, certamente, o seu herói, por isso, porque não deixar que seja “rei por um dia” como presente para o Dia do Pai? Dê-lhe um sino, uma corneta ou qualquer outro objeto sonoro para que ele o possa chamar sempre que precisar ou quiser alguma coisa. Um presente económico que pode tornar-se num dia muito engraçado, principalmente se tiver crianças em casa.
  7. Pequenos gestos: os melhores presentes são aqueles cheios de boas intenções e existem muitos pequenos gestos que, sendo gratuitos ou necessitarem de pouco dinheiro e apenas um pequeno esforço, podem fazer o seu pai muito feliz. No Dia do Pai surpreenda-o com o pequeno-almoço na cama, o carro lavado, o jornal comprado, as camisas levadas ou trazidas da lavandaria…
  8. Aproveitar os saldos: apesar da época dos saldos estar já numa fase final, pode e deve ser aproveitada para poupar dinheiro na compra de um presente para o Dia do Pai. Pense numa coisa que o pai possa precisar – uma carteira, um pijama, umas sapatilhas – e ofereça, juntando o útil ao agradável. Outros objetos low-cost para comprar nos saldos e oferecer ao pai podem passar por um livro, um CD ou um DVD.
in saberpoupar.com

9 de março de 2012

Contribuintes sujeitos a «carimbo» de risco e maior controlo

Fisco vai atribuir um perfil de risco a quem se inscreve nas Finanças, seja um singular ou uma empresa. Objetivo é detetar mais cedo esquemas de fraude e evasão fiscal 

Os contribuintes vão passar a estar sujeitos a um «carimbo» de risco. Assim que um singular ou uma empresa se inscreve nas Finanças ver-lhe-á ser atribuído um perfil, que em alguns casos poderá ser de risco.

Uma medida para levar a cabo já este ano, através do cruzamento dos dados iniciais prestados às Finanças com as declarações da atividade - rendimentos, compras e vendas, prestações de serviços, impostos pagos.

A ideia é alcançar uma «deteção precoce de esquemas de fraude e evasão», segundo o «Jornal de Negócios».

Casas e carros de luxo sob apertado controlo

Ao jornal, fonte oficial do Ministério das Finanças disse ainda que a Administração Tributária vai «reforçar significativamente as ações de inspeção fiscal e controlo de manifestações de fortuna». É o que está previsto no Plano Nacional de Actividades da Inspecção Tributária (PNAIT).

Quer isto dizer que a compra e venda de casas milionárias, de que podem resultar mais-valias e, por exemplo, a compra de veículos de luxo, embarcações de recreio e aeronaves de uso particular vão ser alvo de um «cruzamento sistemático e exaustivo» entre a declaração de rendimentos do IRS e as liquidações de IMT.

Mas há mais: os municípios serão obrigados a comunicar automaticamente às Finanças informações sobre alvarás de loteamento, licenças de construção, de demolição e de obras, plantas de arquitetura ou pedidos de vistoria, entre outros.

E será reforçado o controlo das retenções na fonte que são realizadas pelas entidades patronais no que toca ao IRS, com a promessa de uma «atuação imediata» se forem encontrados «desvios» na comparação com declarações de anos anteriores.


in agenciafinanceira.iol.pt

8 de março de 2012

IRS em 2012: novo aperto na classe média

Fim de alguns benefícios fiscais e limitação de outros vão emagrecer os re-embolsos de IRS em 2012. Famílias com rendimentos médios são mais penalizadas.

Tal como em 2011, caberá às famílias da classe média suportar mais imposto e contribuir para o aumento da receita pública. Fizemos as contas da família Pires, enquadrada no escalão que mais contribui para o IRS (4.º escalão). Com os mesmos rendimentos e despesas, receberá, em 2012, menos € 250 de reembolso de IRS do que em 2011.
FAMÍLIA PIRES
+ € 50 000
Rendimentos por conta de outrem do pai e da mãe
- € 5 000
Crédito à habitação
- € 1 600
Despesas de educação dos 2 filhos
- € 500
Despesas de saúde
- € 400
Seguro de vida
A receber
€ 1 131,16
2011
€ 880,84
2012
- € 250,32
Menos 1264 euros do que em 2011
Em 2010, foi fixado um aumento das taxas de imposto de 1,5 por cento. Mas como esta medida só entrou em vigor a partir de junho, as taxas finais desse ano só agravaram 7/12 de 1,5 por cento. Em 2011, o agravamento será mesmo de 1,5 por cento.
Rendimento coletável no Continente (€)
Taxa (%)
Parcela a abater (€)
Até 4898
11,50
0
4898,01 a 7410
14
122,45
7410,01 a 18 375
24,50
900,50
18 375,01 a 42 259
35,50
2 921,75
42 259,01 a 61 244
38
3 978,23
61 244,01 a 66 045
41
5 815,55
66 045,01 a 153 300
43,50
7 466,67
Mais de 153 300
46,50
12 065,67
Para as famílias com rendimentos médios, quanto mais despesas com benefícios fiscais apresentarem, mais penalizadas serão. Enquanto no cenário apresentado, a família Pires receberá menos € 250 de reembolso, se investir num plano de poupança-reforma (PPR), a perda chegará aos 461,22 euros. Motivo: não pode aproveitar os € 350 máximos em PPR previstos para a sua idade. O fisco só permite beneficiar de € 80, limite aplicado ao 4.º escalão de rendimentos.
Se além do plano de poupança-reforma, esta família gastar € 3 000 na instalação de painéis solares, receberá, em 2012, menos € 1 264,22 de reembolso do que obteria em 2011. O limite será sempre de € 80, mesmo que tenha despesas que justifiquem aproveitar o máximo de cada dedução individual. Em teoria, os painéis solares permitem obter € 803 de benefício e os planos de poupança-reforma 350 euros.
Contudo, só beneficiará até € 80 para o bolo das despesas.
Seguros de saúde, encargos de natureza ambiental, como equipamentos de energias renováveis, contribuições para associações mutualistas e IPSS e outros donativos continuam a ser dedutíveis, mas limitados pelo escalão de rendimentos. Na declaração a entregar em 2012, estas não poderão deduzir os montantes máximos, por estarem limitados a um máximo de 100 euros. Quanto mais elevado o rendimento coletável, menos despesas poderá deduzir.
Deduções limitadas para os dois últimos escalões
Só os dois últimos escalões de rendimentos (com rendimentos coletáveis superiores a € 66 045) serão afetados pela limitação das deduções por despesas efetuadas com saúde, educação, encargos com lares, habitação e outras. A soma de todas as deduções não pode ultrapassar € 1000 ou € 1100, consoante esteja no 7.º ou 8.º escalão.
Contribuintes com deficiência podem deduzir seguro de vida
Os prémios dos seguros de vida deixam de ser dedutíveis, exceto para os contribuintes deficientes ou com profissões de desgaste rápido: mineiros e pescadores.
Os contribuintes com deficiência podem deduzir 25% das contribuições para a reforma por velhice, com o limite de € 65 (para solteiros ou separados de facto) ou € 130 (casados). Isto, desde que o benefício só esteja garantido após os 55 anos de idade e 5 anos de duração do contrato. Nas restantes deduções à coleta mantém-se em vigor o regime de 2010, tal como a possibilidade de deduzir 25% dos prémios com seguros de vida até € 65 por contribuinte.
O fisco considera apenas 90% dos rendimentos brutos das categorias A (rendimentos do trabalho dependente), B (rendimentos empresariais e profissionais) e H (pensões), como aconteceu para os rendimentos de 2010. Mas a parte excluída de tributação, ou seja, 10%, não pode exceder € 2 500 por categoria de rendimentos.
Dependentes com número de contribuinte
Desde 2011, é obrigatório indicar o número fiscal de todos os dependentes na declaração de IRS. Quem tem filhos, mesmo recém-nascidos, tem de pedir o número fiscal nas finanças ou a emissão do cartão de cidadão. Só assim o fisco considera as despesas com eles efetuadas.
Para apresentar despesas na declaração de 2012, por exemplo, de saúde, é indispensável que as faturas incluam o nome do beneficiário. O número de contribuinte pode ser colocado posteriormente, mas não é obrigatório.
Os filhos, adotados e enteados maiores (entre 18 e 25 anos) que, em 2011, cumpram serviço militar ou cívico deixam de ser considerados dependentes. Logo, terão de entregar a sua própria declaração.
Mais 550 euros de impostos ao comprar carro
O aumento do IVA e da componente ambiental do imposto sobre veículos (ISV) veio aumentar substancialmente o preço final dos carros.
Para saber quanto os portugueses terão de pagar a mais em impostos, escolhemos o modelo mais vendido em 2010: o Renault Mégane. Assumimos o mesmo preço base de 2010, ou seja, 19 932,18 euros.
O aumento da carga fiscal na compra deste veículo totalizou 7,6 por cento. O ISV está € 82,32 mais caro e o IVA, com a taxa máxima nos 23%, encarece a fatura em mais 467,70 euros. Só em impostos, o consumidor desembolsará mais € 550,02 do que no ano anterior.
A componente ambiental também é considerada e os carros com emissões de CO2 mais elevadas serão penalizados. Os veículos a gasóleo com emissão de partículas superior a 0,005 g/km pagam € 500, mais € 250 do que no ano passado. O Renault Mégane do nosso exemplo não ultrapassa o limite, pelo que escapa à penalização.
A carga fiscal na utilização, refletida no Imposto Único de Circulação (IUC) acompanha a inflação prevista, nos veículos ligeiros de passageiros e mistos matriculados depois 30 de junho de 2007 e dos veículos de mercadorias de "uso particular". No Renault Mégane, o aumento do IUC traduz-se num custo acrescido de € 2,71, totalizando 124,15 euros. Os veículos anteriores a essa data não sofrem atualizações.
Mais € 550 pelo carro
Renault méganeSports Tourer Dynamique S 1.5 DCI 110
Data
2010
2011
Preço base
19 932,18
ISV
2 505,84
2 588,16
IVA
4 711,98
5 179,68
Imposto no preço base
26,50%
28%
PVP
27 150
27 700,02
Aumento
+ € 550,02
Impostos da casa sem novidades
Quem comprar casa para habitação própria e permanente com valor patrimonial tributário até € 92 407 não paga imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT). Para montantes superiores, apure o valor a pagar no nosso simulador.
Se o valor patrimonial tributário do imóvel for inferior a € 157 500, beneficiará de 8 anos de isenção do imposto municipal de imóveis (IMI). Entre € 157 500 e € 236 250, a isenção é de 4 anos. Em ambos os casos, terá de pedi-la nas finanças ou pela Net. Acima de € 236 250, pagará IMI logo no primeiro ano.
Quem já paga ou vai começar a pagar este imposto, deve preparar-se para uma possível subida da fatura, já que alguns municípios estão a aumentar as taxas. Consulte a taxa aplicada pelo seu município no portal das finanças.

in deco.proteste.pt

Taxas de IMI para 2012 – Imposto Municipal Sobre Imóveis

Cada município tem liberdade para fixar como entender a taxa de IMI aplicável, dentro do intervalo definido em sede de Orçamento de Estado. Para 2012 os limites de flutuação são os seguintes (agravados em 0,1 face a 2011) – dados provisórios a aguardar aprovação do Orçamento de Estado:
  • Imóveis avaliados ou transacionados desde 2004: entre 0,3 e 0,5
  • Imóveis avaliados ou transacionados antes de 2004: entre 0,5 e 0,8
A base de incidência é, naturalmente, o valor de avaliação.
Notem-se ainda as alterações para algumas situações especiais que se podem ler na proposta de Orçamento:
“1 -      As taxas previstas nas alíneas b) e c) do n.º 1 são elevadas, anualmente, ao triplo nos casos de prédios urbanos que se encontrem devolutos há mais de um ano e de prédios em ruínas, considerando-se devolutos ou em ruínas, os prédios como tal definidos em diploma próprio.
2 -      Para os prédios que sejam propriedade de entidades que tenham domicílio fiscal em país, território ou região sujeito a regime fiscal claramente mais favorável, constantes de lista aprovada por portaria do Ministro das Finanças, a taxa do imposto é de 7,5%.”
in economiafinancas.com

6 de março de 2012

Cuidados a Ter no Uso dos Cartões Bancários

Se por um lado o número de utilizadores de cartões bancários tem aumentado, as fraudes com cartões magnéticos, seja o simples multibanco, ou um cartão de crédito têm vindo a ser exponencialmente maiores, com técnicas mais elaboradas, colocando em causa a segurança do utilizador e do próprio sistema.

Apresentamos um conjunto de regras a que deve prestar atenção, para se proteger:

1. Assim que recebe o cartão, assine-o. Não anote o código secreto (PIN) junto deste. Se tiver dificuldade em memorizá-lo, deve proceder à sua alteração numa caixa Multibanco.
2. Deve solicitar sempre um documento comprovativo de todas as transações que efetua com o seu cartão, para poder conferir depois o seu extrato bancário.
No caso de existir algum movimento desconhecido, ou suspeito, deve de imediato reclamar junto do seu banco.
Durante o pagamento com o seu cartão, procure nunca o perder de vista, evitará assim a possibilidade de falsificação.

Seja Prudente em Algumas das Suas Ações

3. Ao introduzir o código PIN no seu cartão, procure ser discreta, sobretudo se está em grandes filas, com muitas pessoas. Proteja com a sua mão os números que está a marcar. É muito fácil um desconhecido ao seu lado fixar o seu código.
4. Se é um utilizador da Internet, é prudente é prudente utilizar o cartão apenas em páginas certificadas e que utilizam sistemas de segurança. Certifique-se de que a ligação é segura.
Além de um pequeno cadeado, o endereço deve começar por https:// em vez de “http://“. Evite páginas de risco.

Que Cuidados Deverá ter na Utilização Online?

5. Sempre que possível opte por realizar os seus pagamentos pelo MBNet, que lhe permitem a máxima segurança na comodidade do seu lar. Guarde sempre em lugar seguro o cartão matriz do qual o banco lhe irá solicitar 3 números aleatórios.
6. Suspeite sempre de qualquer telefonema estranho, dizendo por ex. que vão proceder à substituição do seu cartão e pedindo para marcar o seu PIN atual com as teclas do computador. É uma das fraudes mais usadas. Nunca forneça o seu PIN a ninguém.
O seu banco nunca lho pedirá. Nunca entregue o seu cartão a alguém que diga que vem da parte do banco proceder à entrega de um cartão novo. Isso é uma fraude.
Os bancos enviam os cartões via CTT e o seu cartão usado quando o prazo expira pode inutilizá-lo cortando-o em pedaços ou depositando-o numa caixa multibanco. A partir do momento em que usa um cartão novo o antigo é automaticamente recolhido pela máquina.

Tenha Atenção às Fraudes

7. Se tiver possibilidade pague as suas contas de água, eletricidade, gás, internet, seguros, outros através de débito em conta. Evita assim ter que se deslocar ao multibanco e até esquecer a data limite de pagamento.
8. Sempre que for ao multibanco, escolha um local que não seja isolado, preste atenção a alguém suspeito que pareça estar a seguir os seus movimentos.
Essa pessoa pode aproximar-se parecendo estar à espera na fila, e para além de lhe furtar dinheiro, pode ter percebido pelo movimento dos seus dedos o código e roubar-lhe o próprio cartão procedendo depois a levantamentos ou pagamentos com o mesmo.
Peça ajuda, informe de imediato o seu banco e peça para procederem ao cancelamento do referido cartão.
As pessoas mais idosas representam o maior grupo de risco deste tipo de fraude. Evite ir ao multibanco à noite, pois o risco aumenta. Preste sempre a máxima atenção ao local onde vai levantar dinheiro e ao que se passa nas imediações. Mantenha sempre a calma, dê uma volta, aguarde uns minutos até sentir que está realmente segura.

Que Responsabilidade Têm os Bancos?

9. Os bancos estão por lei obrigados a repor a quantia que se prove tenha sido movimentada de forma fraudulenta.
No que respeita a cartões de crédito convêm que leia atentamente o contrato que assinou com o seu banco.
Em especial aquelas letras pequeninas a que não prestamos muita atenção e que por vezes contêm cláusulas que não devemos ignorar.
10. Por último recomendamos que em caso algum forneça os seus dados via e-mail ou sms a alguém.
Nunca deve partilhar o seu código com ninguém nem mesmo com as pessoas amigas ou familiares. Evitará por certo aborrecimentos futuros.

in poupardinheiro.info

Como poupar dinheiro num casamento

Como todos sabemos um casamento nos dias de hoje é tudo menos barato. Por isso decidimos fazer um artigo, onde iremos mostrar alguma formas de poupar dinheiro no dia mais importante da sua vida.
  • Uma boa forma de começar logo a poupar é estabelecer um budget, ou seja, quanto está disposto a gastar com o seu casamento.
  • Outra forma de poupar dinheiro é realizar um casamento no Outono ou no Inverno. Nas “épocas altas” Primavera e Verão os preços dos serviços, por norma, está inflacionado.
  • Limitar o número de convidados é uma forma fácil de poupar dinheiro num casamento.
  • Sempre que tiverem de contratar um serviço, tentem escolher fornecedores locais. É uma forma bastante fácil de poupar dinheiro  com custos de transporte e deslocação.
  • Uma boa alternativa em termos de música é os noivos  escolherem as suas playlists para cada momento da festa, gravarem os diferentes CD’s e porem-nos a tocar em música ambiente.
  • Podem escolher não oferecer nenhuma lembrança de casamento, optando antes por enviar, mais tarde, um cartão de       agradecimento e uma fotografia dos noivos a todos os convidados.
  • Se quiserem poupar dinheiro no vestido da noiva e/ou  no fato do noivo, existem várias opções: mandar fazer fica sempre mais em  conta do que comprar feito; escolher modelos de coleções passadas; optar por trajes em segunda mão, adquiridos numa loja vintage ou no eBay; ou então usando o vestido/fato da mãe, pai ou avós.
  • O serviço de fotografia também se pode ser uma despesa muito grande dentro do orçamento de um casamento. Existe sempre um amigo ou conhecido que tem uma grande paixão por fotografar e pode fazer o trabalho de forma gratuita ou estabelecer o preço previamente.
  •   Aquando  da decisão da lua-de-mel explorem a hipótese de “viajarem” dentro do vosso país ou então preparem vocês mesmos um itinerário low-cost com recurso ao booking online.
in comopoupar.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...