MENSAGENS RECENTES DO BLOG

19 de março de 2012

Poupar água em casa: truques e dispositivos


Se cada família tiver alguns cuidados e instalar dispositivos eficientes pode poupar até 300 mil litros de água por ano, mantendo o conforto. 

Ao adoptar gestos económicos, uma família de 3 pessoas tem nas suas mãos a oportunidade de gastar menos cerca de 300 mil litros de água por ano, o equivalente a 60 mil garrafões de 5 litros ou a encher quase 7 piscinas de 4 metros de largura, 7 de comprimento e 1,5 metros de altura. Em casa, a grande fatia do consumo pertence a torneiras, chuveiros e autoclismos. Para atingir esta meta é necessário mudar hábitos e instalar dispositivos, tomar duches rápidos e de baixo fluxo e ter autoclismos de dupla descarga.

Gestos para economizar
  • Se o volume de uma descarga completa de um autoclismo for superior a 6 litros, há um gasto excessivo. O mesmo se aplica a uma torneira com caudal superior a 8 litros por minuto na máxima abertura. Caso os dispositivos instalados em sua casa sejam pouco eficientes, substitua as torneiras, chuveiros e autoclismos por modelos economizadores ou opte por acessórios para reduzir o seu débito nos antigos, mantendo desempenho e conforto. Mas  no caso do chuveiro, a sobreposição de dispositivos de poupança pode resultar em fluxos tão baixos que dificultem o funcionamento do esquentador.
  • Alterar comportamentos pode, por exemplo, reduzir em metade o gasto de água das torneiras. Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou armazenar em garrafões a água que se gasta enquanto não chega a água quente para o banho são dois exemplos.
  • A embalagem de algumas torneiras e chuveiros economizadores, porém, não indica o caudal. Além disso, nestes últimos a posição de poupança não é claramente referida. Nesse caso, informe-se na loja. Quanto aos acessórios, prefira os que referem de forma clara a poupança.
9 ideias de carteira
  • Prefira duches a banhos de imersão. Tome duches curtos, evite ter a torneira aberta mais de 5 minutos e feche-a para se ensaboar.
  • Nos banhos de imersão de crianças, use um quarto da capacidade máxima da banheira e recolha a água fria até chegar a quente.
  • Reduza o máximo o uso de água para lavagens, fazer a barba, lavar os dentes ou as mãos.
  • Para cozinhar, prefira o vapor, microondas ou a panela de pressão: poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor.
  • Use as máquinas de lavar só com carga completa, sem recorrer a ciclos como a pré-lavagem. Adapte-os segundo o grau de sujidade. Ciclos longos gastam mais água.
  • Não lave loiça à mão: prefira a máquina. Limpe os filtros e a sujidade.
  • Para lavar o carro, use dispositivos com água sob pressão.
  • Nas piscinas, recorra a circuitos de recirculação da água.
  • Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, abastecer o autoclismo ou regar o jardim. 
in deco.proteste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...