MENSAGENS RECENTES DO BLOG

16 de setembro de 2013

Como utilizar o simulador da Deco para poupar no supermercado



As poupanças podem chegar aos 500 euros no fim do ano.

Tempos de crise exigem medidas à altura nos orçamentos das famílias. Numa época em que todos os tostões contam, cada vez mais os portugueses se esforçam por maximizar as poupanças no consumo do dia-a-dia. A ida ao supermercado constitui uma oportunidade para isso mesmo.
Isto porque, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, as despesas com produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representam o terceiro maior encargo no orçamento mensal das famílias, logo a seguir às despesas com a habitação e os transportes. Neste contexto, qualquer deslize de gastos neste segmento pode fazer toda a diferença nas contas ao final do mês.
A Deco disponibiliza desde ontem um simulador ‘online' que pode ajudar a economizar algum dinheiro na ida ao supermercado. Esta ferramenta ajuda a identificar a superfície comercial mais em conta não só em todo o país como em cada distrito ou concelho. De acordo com os cálculos da associação de consumidores, essa identificação pode ajudar a poupar até 500 euros nas compras de supermercado ao fim de um ano.
Há cerca de vinte anos que a Deco faz todos os anos uma ronda pelas cadeias de distribuição com o objectivo de as classificar de acordo com o nível de preços praticado. Na edição deste ano, e pelo segundo ano consecutivo, o Jumbo voltou a destacar-se como o "Supermercado mais barato", tanto no cabaz de marcas de fabricantes como no cabaz que inclui alguns produtos de marca própria. Mas qualquer português que pretenda saber qual é o supermercado mais em conta da sua região pode facilmente fazê-lo através do simulador que a Deco disponibiliza desde ontem no seu site (www.deco.proteste.pt). A Deco prevê que daqui a um mês esta análise esteja disponível apenas para os seus associados.
Para utilizar esta ferramenta é necessário apenas seleccionar o distrito e, opcionalmente, o concelho pretendido, para visualizar e ordenar por níveis de preço as diferentes lojas em cada zona.
A apresentação de resultados não é feita por preços mas sim em forma de índice, em que a loja mais barata obtém o índice 100. A classificação das restantes lojas é efectuada em função da mais económica (consultar caixa ao lado). O coordenador do estudo e técnico da Deco Proteste, António Souto, frisou ao Económico que o supermercado em que o índice é mais baixo não é necessariamente aquele em que a factura das compras tem um valor mais baixo. De acordo com o especialista, a cotação no índice é ponderada de acordo com o peso de cada produto no cabaz de consumo.
Num contexto de crise, e face à aposta das cadeias de supermercado em campanhas promocionais agressivas, o especialista da Deco Proteste considera que estas podem ser uma boa oportunidade para poupar algum dinheiro. António Souto alerta, contudo, que a melhor estratégia está em utilizar apenas as promoções dos produtos que fazem parte dos hábitos do dia-a-dia do consumidor e não se limitar apenas a uma cadeia de supermercados. "O facto de uma loja ter alguns preços mais em conta não significa que tenha todos os preços em conta", refere.


in economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...