MENSAGENS RECENTES DO BLOG

12 de dezembro de 2012

Procura páginas de internet que desapareceram? Vá ao Arquivo da Web Portuguesa




Há 45 terabytes de informação disponíveis no Arquivo da Web Portuguesa, o repositório onde pode encontrar páginas e informações que já não se encontram disponíveis.

Por exemplo, se quiser revisitar a Expo 98 ou o Euro 2004 pode fazê-lo neste arquivo. São 1,590 mil milhões de ficheiros, num arquivo gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
"Esta plataforma desenvolve, a nível da Internet nacional, um papel equivalente ao do Internet Archive", explica a FCCN, permitindo pesquisar páginas publicadas no passado ou que contenham determinadas palavras, ou ainda aceder ao histórico de versões arquivadas de uma determinada página.
Pedro Veiga, presidente da FCCN, diz que a internet "tem vindo a substituir a imprensa como meio privilegiado de publicação" e que existem cada vez mais publicações exclusivamente online.
“Mas muitos conteúdos têm uma existência efémera e isso pode ser um problema para alguns tipos de conteúdos. Cerca de 50% dos conteúdos disponíveis hoje passam a estar indisponíveis passados apenas 2 meses e 80% dos conteúdos são alterados ou desaparecem passado um ano", revela o professor.
A "Web portuguesa" é composta por todos os conteúdos alojados sob o domínio .pt e outros classificados como de "manifesto interesse para a comunidade portuguesa." Qualquer cibernauta pode ainda sugerir o arquivo de sites com conteúdo relevante.

Aceda aqui à página de sugestões.

in dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...