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15 de maio de 2016

7 dicas para conseguir financiamento com o crowdfunding



Há cerca de um ano, a Comissão Europeia emitiu um comunicado onde referiu a importância do ‘crowdfunding’ como forma de financiamento alternativa e interessante para as pequenas e médias empresas que não conseguem aceder ao financiamento tradicional. O relatório veio assim comprovar que o ’crowdfunding’ está a tornar-se uma via de financiamento cada vez mais usual.
No entanto, não se pense que ao recorrer a este meio para financiar um projeto seja sinónimo de sucesso garantido, já que organizar uma campanha de ‘crowdfunding’ requer algum trabalho e dedicação.
Recorde-se que o ‘crowdfunding’ é uma forma de financiamento colaborativo que conta com a ajuda de uma comunidade para doações anónimas, de forma a financiar determinado projeto através da internet.
Conheça então sete dicas que deve seguir para conseguir angariar o valor necessário para completar a sua campanha de acordo com o site de ‘crowdfunding’ Ignitiondeck e a revista Forbes.

1. Construção de comunidade antes da campanha

Mesmo antes de lançar a sua campanha é imperativo que inicie a construção de uma comunidade. Ao ter uma base sólida de fãs do seu produto está a preparar um bom começo. Além de serem os primeiros a contribuir para que a sua campanha atinja sucesso, os seus fãs trazem sempre mais fãs.

2. Dê importância às redes sociais

É imprescindível que tire proveito das redes sociais para comunicar com o alcance esperado. Além do Facebook, também o Twitter ou o Instagram podem ajudá-lo a conquistar os seus objetivos. Escolha a rede social onde se deve focar, mas não descarte por completo todas as outras. Tenha em mente que o crescimento da sua comunidade de apoiantes passa por vários canais.

3. Produza um vídeo de apresentação

Pequenos vídeos de um a três minutos podem dar uma ideia mais viva e próxima do seu projeto, concretizam os benefícios e especificações do seu produto. É, porém, aconselhável ter recursos disponíveis para obter um vídeo de qualidade. Vídeos amadores podem diminuir a credibilidade do seu produto com um feito oposto ao que se pretende.

4. Comunique, comunique, comunique

Sejam boas ou más notícias, mantenha os fãs informados sobre as novidades do seu projeto e da sua campanha. Faça ‘updates’ regularmente na página dedicada ao projeto de ‘crowdfunding’ e continue o processo quando a campanha atingir o seu fim. Se conseguir atingir o valor total a que se propõe, deve assegurar que todos os participantes recebem as suas recompensas com transparência. Tente igualmente contactar personalidades influentes na área do seu projeto. Muito úteis na altura de ver o projeto financiado.

5. Desenvolva os elementos pessoais

Dê a conhecer a sua equipa à comunidade. Recorra ao humor e crie uma personalidade virtual para cada membro. Por exemplo, para desenvolver o lado pessoal da sua campanha pode oferecer – como recompensa a quem contribuir monetariamente para o seu projeto – uma aula de culinária ou de surf com um dos elementos da sua equipa. Não se esqueça de contar a sua história e projeto de forma de forma emocional.

6. Traga a campanha para a rua

Investir nas redes sociais para dar a conhecer o produto e tornar a sua campanha viral pode ser uma boa alternativa para os empreendedores que não têm muito dinheiro para investir. No entanto, se quiser abrir os cordões à bolsa pode sempre promover atividades relacionadas com o produto nos locais onde tiver mais fãs presentes.

7. Conheça os limites

Um dos problemas das campanhas de ‘crowdfunding’ é que muitas vezes, os empreendedores têm tendência a ser demasiado otimistas e a pedir um valor demasiado alto. O valor até pode ser atingido, no entanto, a maior parte das campanhas tem um tempo limite a respeitar. E se não conseguir atingir o valor pretendido no período de tempo exigido pela plataforma de ‘crowdfunding’, pode perder todo o dinheiro investido pela sua comunidade. É importante que tenha alguma cautela na altura de pedir apoio aos seus fãs porque pode não conseguir atingir o financiamento do seu projeto.

Como funciona o ‘crowdfunding’?
Esta forma de financiamento alternativa funciona de forma bastante simples. O empreendedor através de um vídeo ou de um texto explica o seu projeto, estabelecendo o que quer fazer, qual o montante mínimo que necessita e o tempo de angariação de fundos. Se no prazo estabelecido conseguir atingir o montante pretendido, o projeto recebe o financiamento. Se tal não acontecer, não existirão fundos para o projeto. Quem investiu terá os seus fundos devolvidos.
Se está interessado em recorrer a esta forma de financiamento saiba que existem dois portais portugueses especializados nesta matéria: o  PPL e o Massivemov. Se pretende ter uma rede de apoio mais vasta existem portais internacionais para conseguir o seu objetivo, onde o Kickstarter  é o mais conhecido.


in saldopositivo.cgd.pt

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