MENSAGENS RECENTES DO BLOG

24 de julho de 2018

8 erros que se pode estar a cometer no supermercado

Poupar nas compras de supermercado

Às vezes um ato tão simples como ir ao supermercado pode fazer-nos enredar numa teia de armadilhas. A maior consequência é o aumento desnecessário da fatura. Aprenda a proteger-se.

Há muitos truques que deve usar para obter resultados de poupança significativos, sobretudo no campo da alimentação e dos artigos para o lar.

A ideia não é só comprar mais barato, com descontos ou promoções. É preciso mais. Os supermercados podem ser verdadeiras armadilhas para quem pretende poupar. As grandes superfícies usam estratégias de marketing estudadas para levar os consumidores a comprarem artigos que, na maior parte dos casos, não necessitam ou, pelo menos, não deviam comprar naquela altura. Pense que não é por acaso que os produtos de primeira necessidade estão ao fundo das lojas. É assim para que os clientes atravessem todo o espaço e sejam "tentados" pelos milhares de outros artigos expostos. Como podemos defender-nos? Antes de mais planeando com algum rigor as compras familiares.

1- SER INFLUENCIADO PELA EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS

Produtos que estão ao nível dos nossos olhos, são claramente aqueles que o supermercado quer vender! Na verdade, o supermercado quer vender todos os produtos, mas a forma como os coloca expostos tem um motivo. Em cima e em baixo colocam os essenciais, aqueles produtos que o cliente tem de comprar, estejam onde estiverem. Os outros terão de ficar destacados.

2- DAR ATENÇÃO ÀS ILHAS

À entrada do supermercado têm quase sempre as chamadas ilhas, que são claramente produtos que se encontram fora do seu local normal de exposição, ou porque estão em promoção, ou porque, simplesmente, a loja quer vendê-los. Pense sempre duas vezes e só compre o que está nestas ilhas se realmente precisar.

3- NÃO COMPARAR PREÇOS

Procure sempre o melhor preço. Há produtos que são praticamente iguais a outros mas só pela marca sobem até 50% do preço. Existem varias app's que o ajudarão nesta comparação de preços. Falta de tempo não é desculpa nos dias de hoje.

4 - NÃO COMEÇAR PELOS PRODUTOS VOLUMOSOS

Aconselho sempre a que se comecem as compras pelos produtos volumosos, como papel higiénico e detergentes. Assim, fica com menos espaço para os artigos tentadores que, provavelmente nem precisa. Falo por exemplo de bolachas, refrigerantes, batatas fritas, aperitivos e doces.

5- IR ÀS COMPRAS COM FOME

Não vá às compras com fome pois a consequência é trazer tudo o que lhe parecer delicioso naquele momento, o que, como deve calcular, vai sair caro para a sua carteira.


6- OLHAR PARA OS ARTIGOS QUE ESTÃO NAS EXTREMIDADES

Está provado que é 30% mais provável vender artigos que estão nessa zona, pois quando está com pouco tempo a tendência é achar que aquele artigo estava no sítio certo à hora certa e acaba por nem dar atenção ao preço.

7- NÃO RESISTIR AO MARKETING SENSORIAL

Cada vez mais usado nos supermercados o marketing sensorial brinda-o com produtos frescos e bonitos, comida cheirosa e pães acabados de sair do forno. Tudo isto acaba por se tornar tentador e os sentidos mais apurados não resistem.

8- NÃO LEVAR SACOS DE CASA

Sacos plásticos são pagos no supermercado, desde 2015. Não só como forma de proteger o ambiente e reduzir o uso do plástico, pagar pelos sacos no supermercado tem um custo que pode evitar se estiver sempre munido dos seus sacos quando vai às compras.

in Revista Poupadinhos by Janine Medeiros


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...