MENSAGENS RECENTES DO BLOG

1 de junho de 2011

Arrendamento – Vou mudar de casa, o que devo fazer?

Para muitos portugueses, o crédito habitação não é uma opção, quer seja pela aversão a créditos, pelo medo de não conseguir cumprir a obrigação e pelas elevadas despesas associadas, seja seguros, impostos, etc. Para outros não é opção também porque acabaram de sair de casa dos pais e como jovens ainda não reúnem as condições necessárias para contratar um crédito para a compra de casa. Outros ainda, devido à agitada vida profissional, como é o caso de professores em inicio de carreira, pela necessidade de constante mobilidade preferem não assumir um compromisso de compra de casa.

Para estas pessoas e outras por outros motivos, o arrendamento é uma solução.
A vantagem do arrendamento é a facilidade de mobilidade existente, pois relativamente rápido pode mudar de casa sem grandes complicações. Já num crédito habitação fica mais limitado se tomar essa decisão. Mas então importa saber como terminar um contrato de arrendamento. Ficam aqui algumas dicas do Portal Financeiro:







Em primeiro lugar, veja no seu contrato com que antecedência deve informar o senhorio da sua intenção, no entanto, por norma, são 30 dias. Não se esqueça que se não cumprir esse prazo arrisca-se a não receber aquele valor inicial que entregou ao senhorio na altura da assinatura do contrato, o chamado depósito de segurança, que serve como uma garantia para o senhorio. Este prazo é válido para as situações em que já passou o prazo do contrato de arrendamento, que pode ser 1 ano, 5 anos, depende. De qualquer das formas, mesmo antes deste prazo pode terminar o contrato, desde que tenham passado 6 meses, pelo menos, e aqui tem que comunicar ao seu senhorio, a sua decisão com 120 dias de antecedência. Se não respeitar este aviso prévio terá que pagar as rendas referentes aos meses ao período de pré-aviso em falta.
O pedido é sempre efectuado por escrito, portanto escreva uma carta e fique com um duplicado para si e informe o senhorio da sua nova residência, assim como a data pretendida para deixar a casa.

De forma a não existirem mal-entendidos envie com aviso de recepção para se certificar que o senhorio recebeu a carta e se possível telefone-lhe para confirmar que este recebeu a carta e seja afável, explique-lhe as razões que o levaram a mudar de casa e que apesar de ir embora, experienciou bons momentos enquanto lá viveu. É sempre bom sairmos seja de que situação for, seja trabalho, relações, ou neste caso, mudança de casa, de uma forma positiva, sem ressentimentos ou assuntos por resolver, de forma também a conseguirmos iniciar uma nova etapa da nossa vida.

Antes de se mudar de vez, faça uma limpeza geral à casa, se possível, deixe tudo como estava na altura em que foi viver para lá. Essa atitude certamente vai impressionar o senhorio e dessa forma talvez ele nem lhe coloque nenhum obstáculo pela saída da casa.


in portal-financeiro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...