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4 de junho de 2011

A Educação Financeira do Seu Filho

Partindo do principio que é de pequeno que se aprendem os bons hábitos, como tal deve ser ainda em tenra idade que devem ser facultados os princípios que irão permitir um comportamento financeiramente responsável ao longo de toda a vida.
É  fundamental definir uma estrutura de formação adaptada as diferentes fases/idades:

 A partir dos 2 anos:

  • —  Apresentar notas e moedas
  • —  Diferença entre desejo e necessidade
  • —  Diferença entre barato e caro

A partir dos 3 anos:

  • —  Fazer lista de compras em conjunto
  • —  Poderá começar a dar 1 € por semana

A partir dos 7 anos:

  • —  Entre 7-13 anos: conceito semanada começa a fazer sentido
  • —  Idas aos supermercado: percepção do valor do dinheiro e que este é limitado. Atenção que a ida ao supermercado com os seus filhos é sugerida em contexto formativo, uma vez que regra geral crianças no supermercado significa “elevado potencial de consumo não previsto ou mesmo desnecessário”.

A partir dos 10/11 anos:

  • —  Começar a atribuir mesada
  • —  Vai aprender com os erros

A partir dos 14 anos:

  • —  O marketing adora “atingir” os adolescente
  • —  Fundamental explicar os riscos de gastar descontroladamente e não efectuar poupança

Analisando especificamente a mesada/semanada:

  • È necessário frisar que é um compromisso mútuo e não uma obrigação por parte dos pais e um direito por parte dos filhos.
  • Deve existir uma monitorização, ou seja  os pais devem estar atentos aos gastos.
 Na definição do valor e procedimento, deve existir um principio primordial, ou seja, Incentivos a poupança:
  • Valor ligeiramente superior
  • Valorizar esforço de manter equilíbrio
  • Técnicas para incentivar poupança
Cuidados a ter e aspectos a evitar:
Dar mesadas a crianças muito pequenas
—  Ainda sem maturidade irão gastar tudo e pedir mais
—  Estabelecer um valor muito alto ou baixo
—  Muito: estimulo ao consumo
—  Pouco: sem sentido prático.
Ceder facilmente aos extras
—  Sentido da mesada perde valor
Fazer da mesada um prémio
—  Não confundir resultados escolares com mesada
—  Mas mesada não é algo garantido
Não esconder realidade
—  Não esconda as limitações da família à criança
—  Partilhe estratégias para superar as dificuldades da família

 O que é sugerido:

Distinguir as despesas
—  Cobertas ou não pela semanada/mesada
Escolher um dia fixo
Incentivar a poupança
—  Folga monetária
—  Incentivos certos
Saber negociar
—  Se pedir aumento, saiba analisar.
Se for necessário ok, senão saiba dizer não

in escolafinancaspessoais.com

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