MENSAGENS RECENTES DO BLOG

8 de novembro de 2011

Casa e Carro mais Caros a partir de 2012


A partir do próximo ano, ter carro e casa passará a ser mais caro por via do aumento de impostos que incidem sobre estes bens, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2012.
O Imposto sobre Veículos (ISV), composto pelas componentes de cilindrada e ambiental, vai sofrer aumentos que vão dos 7,66% aos 11,42%.
A componente ambiental irá subir em média 12,88%, enquanto  a componente cilindrada crescerá, em média, 5,25%. Os menos penalizados serão os veículos a gasolina até 1.250 centímetros cúbicos de cilindrada que emitam até 115 gramas de CO2 por quilómetro. O aumento será de 7,66%.
Os veículos a gasóleo de alta cilindrada serão os mais penalizados. Assim, um veículo a gasóleo com mais de 1.250 centímetros cúbicos que emita mais de 160 gramas de CO2 por quilómetro sofrerá um aumento de ISV de 11,42%.
IMI aumenta 0,1 pontos
A taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) também vai sofrer um aumento de 0,1 pontos percentuais, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado. Quer isto dizer que os imóveis reavaliados ou transaccionados desde 2004 vão pagar uma taxa entre os 0,5% e 0,8%, um agravamento de 0,1 p.p. face ao intervalo que agora está em vigor (entre 0,4% e os 0,7%).
Cabe às câmaras municipais escolher o intervalo em que se inserem, sendo que as que têm mais construção, como Lisboa, tendem a escolher os valores máximos, o que significa que haverá um agravamento em relação ao que pagaram este ano.
Os prédios detidos por entidades sujeitas a um regime fiscal privilegiado sofrem um agravamento de taxa de IMI de 5% para 7,5%, aumentando-se igualmente a taxa aplicável aos prédios devolutos.
A isenção temporária é reduzida para três anos, restringindo-se a sua aplicação aos prédios urbanos destinados à habitação própria e permanente com valor patrimonial tributário não superior a 125.000 euros e aos sujeitos passivos cujo rendimento coletável não seja superior a 153.300 euros.

in saldopositivo.cgd.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...