MENSAGENS RECENTES DO BLOG

13 de novembro de 2011

Poupança: donas de casa modernas partilham dicas na Internet

Comparam preços, descobrem promoções, preparam prendas caseiras e até aproveitam água fria dos banhos. Tudo em nome da crise.





Poupar dá trabalho, mas elas fazem-no todos os dias: comparam preços, descobrem promoções, preparam prendas caseiras, aproveitam a água fria dos banhos. E não ficam por aqui: as donas de casa modernas estão a invadir a Internet com blogues anti-crise.

Através dos conselhos delas, descobrem-se as promoções em vigor nos vários supermercados, sessões de «spa» a preço de saldo, como entreter os miúdos sem mexer na carteira ou onde cortar o cabelo sem gastar um tostão (não, não é em casa, é nas escolas de cabeleireiros).

Faça plano mensal do orçamento familiar

O segredo do sucesso deste esforço de poupança parece estar na partilha: «Ao partilhar, temos a oportunidade de aprender com as experiências dos outros e trocar ideias que nem nos tinham passado pela cabeça», explica Rute Carréu, de 31 anos à Lusa.

A técnica de Recursos Humanos residente em Sintra criou o «tostoescadecasa.blogspot.com» no início de Agosto, mas começou a poupança antes disso.

Depois do nascimento do filho, «sobretudo na altura de regressar ao trabalho e pagar a creche, a necessidade de poupar aumentou», porque «recorrer ao pé-de-meia tornou-se um hábito».

Privilegie produtos de marca branca

Por isso, Rute e o marido decidiram mudar de vida: fazem um plano mensal do orçamento familiar, organizam as refeições para toda a semana, confeccionam os iogurtes, compotas, doces, bolachas, gelado e pão em casa, e privilegiam os produtos de marca branca.

A «insegurança profissional» foi o que levou Carla Silva, operadora de loja de 29 anos, de Gaia, «a pensar mais» no seu futuro e no do filho.

Em Junho, criou o «calateepoupa.blogspot.com» e diz que a experiência é enriquecedora: «Não só partilho como aprendo muito. É uma troca de informações», nota, revelando que o blogue tem 300 a 400 visitas diárias.

O «anticriseportugal.wordpress.com» é um dos blogues mais recentes. Foi criado em Setembro por 11 mulheres, algumas das quais nem se conhecem pessoalmente.

Rita Quintela, uma das autoras, refere que «a ideia de criar este instrumento» surgiu num «num brainstorming virtual, algures no Facebook, num dia em que todas choramingávamos a crise».

Preferiram, então, parar os lamentos e avançar com o «Anti-Crise», que tem cerca de 316 visitas diárias (desde que foi criado teve mais de 11 mil visitantes).

Compare preços

Para além das dicas, o blogue tem algumas ligações úteis: para o site www.vousair.com (guia de lazer e tempos livres) ou para os guias de compras «Kuanto Kusta» (onde se comparam preços de 251 lojas) e «Mais Gasolina» (o site online «com preços de combustíveis actualizados pela comunidade»).

Os conselhos das donas de casa não ficam por aqui: em www.organizaracasa.com, Mónica, a «Dona de Casa Perfeita», dá «dicas para melhorar o funcionamento da sua casa, para gerir o orçamento doméstico» e «tudo o que uma dona de casa perfeita precisa de saber».

Em «saberpoupar.com», apresentam-se «10 ideias para poupar dinheiro na decoração da casa», «22 dicas para poupar electricidade» ou «30 dicas para poupar espaço em casa».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...