MENSAGENS RECENTES DO BLOG

13 de novembro de 2011

As finanças do seu filho

Embora nunca seja tarde para aprender, é em pequeno que se criam os bons ou maus hábitos. Cabe aos pais tentarem educar os seus filhos da melhor maneira possível, orientando-os para a vida

Um dos pontos da educação passa pela gestão de dinheiro. Saiba como educar o seu filho financeiramente, tornando-o responsável quando atingir a maior idade.


1- Abra uma conta para o seu filho
Abrir uma conta para o seu filho, vai fazê-lo sentir-se mais responsável, como se fosse um adulto. Grande parte das instituições financeiras dispõe de contas para os mais novos, exigindo, no mínimo, um montante de 25 euros. Este passo é fundamental para transmitir aos seus filhos a importância de poupar. Para além disso, por serem novos, podem beneficiar da capitalização.


2- Ofereça-lhe um mealheiro
Compre um mealheiro para o seu filho e ensine-o a colocar as "moedas pretas" lá dentro. Sempre que ele encontrar uma moeda no bolso do casaco ou das calças, diga-lhe para colocar no mealheiro. Sem ele dar por isso, no fim da semana, já vai estar cheio.
--> 3- Fale com ele sobre as despesas
É difícil para uma criança entender que os pais gastam dinheiro com inúmeras coisas, nomeadamente com a casa, a água, a luz e o gás. Explique-lhe o que são estas contas. Quando receber a factura da água, explique-lhe que os valores podem ser bem menos, se todos pouparem (desligar a água enquanto escova os dentes, é um bom exemplo). Para além de poupar monetariamente, poupa nos recursos. Pode também explicar que há muitas crianças no mundo que não têm acesso a água, luz ou mesmo casa.


4- Incentive o seu filho
Incentive o seu filho para que tenha comportamentos responsáveis com o dinheiro. Poupar é a palavra de ordem! Por exemplo: Por cada euro de poupança na conta mensal da luz estipule um valor, na mesma proporção, como recompensa. Esse dinheiro deve ser colocado no mealheiro da criança.

5- Seja rigoroso no que diz respeito aos presentes
O seu filho precisa aprender que nem tudo são bens necessários. Por isso, oferecer presentes a toda a hora como recompensa da sua ausência – por motivos profissionais – não é boa ideia. Se não existir disciplina, a criança fica mal habituada e vai querer que lhe compre tudo. Seja moderado.


6- Ensine-lhe a gerir a mesada
Se optar por mesada, planeie com o seu filho como esta deve ser gerida. Quais as despesas que devem ser cobertas (carregar o telemóvel, por exemplo). Explique que deve existir uma percentagem destinada a poupança. O valor da mesada deve permitir que a estratégia planeada seja levada a cabo, mas se o seu filho gastar mais do que deve (sem razão aparente) jamais poderá receber um extra por ajudar na poupança das contas em casa. Neste caso, esta conivência é um "risco moral". Que é como quem diz premiar maus comportamentos. Evite este tipo de situação. O seu filho necessita compreender que a mesada não é um direito, mas sim uma demonstração da sua responsabilidade e independência.

Fonte: www.assuasfinancaspessoais.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...