MENSAGENS RECENTES DO BLOG

6 de novembro de 2011

As Casas de Madeira Têm Preços Acessíveis?


As casas de madeira estão a preços cada vez mais acessíveis e estão cada vez mais na moda, seja para casa principal, ou casa de férias.
Em geral podemos dizer que uma casa de madeira terá um custo inferior em cerca de 10 a 30%. Mas há que ter em conta que falamos de produtos completamente diferentes.
Uma casa de madeira é uma casa de qualidade de vida. Quem já teve oportunidade de entrar dentro de uma sabe a paz e a harmonia que se sente. Uma construção tradicional é uma casa para se viver. A grande diferença reside nisto: uma  têm um ambiente natural (madeira) e a outra artificial (estuque).
Empiricamente não podemos dizer o custo é  x ou y. Há que ter em conta que uma boa (senão a maior) parcela do custo final será investido no terreno a comprar. (Aqui podemos já fazer uma primeira análise de custos, entre as pessoas que já possuem o terreno e as que o vão adquirir). Outros custos prendem-se com a fundação, ligação às redes (eléctrica, água, gás).
Casas de Madeira a Preços Acessíveis?
Casas de Madeira a Preços Acessíveis?

A área, o modelo, a localização (maior ou maior afastamento das áreas urbanas) são factores que vão determinar o custo final, pelo que o mesmo deve ser negociado caso a caso. Aconselhamos que os orçamentos sejam passados a escrito e mencionem o valor do IVA para que não haja surpresas finais desagradáveis.
É importante referir que há documentação necessária à elaboração dos projectos de arquitectura e o processo de licenciamento.
  • Fotocópia de documento de Identidade
  • Fotocópia de cartão de contribuinte
  • Documento comprovativo da qualidade de titular do terreno (certidão Conservatória do Registo Predial)
  • Caderneta predial emitida pelo serviço de finanças (matriz predial)
  • Levantamento topográfico geo referenciado (com ligação à rede geodésica)  em papel e formato digital.
  • Plantas e planos exigidos pela respectiva Câmara Municipal, aplicáveis à parcela onde se pretende edificar a construção.
Face ao exposto cremos que é fácil entender que o custo envolve uma série de variáveis maiores ou menores, consoante já seja dono de um terreno, ou comece todo o projecto do zero.
Não podemos também deixar de referir que os modelos que aparecem nos sites de oferta das empresas especializadas neste tipo de construção podem não corresponder ao nosso gosto pessoal. Daí que muitas pessoas preferem um projecto próprio, desenhado à sua medida, ao seu gosto.
Em vilas ou aldeias tradicionais, o projecto de uma casa em madeira pode ser recusado exclusivamente por razões estéticas, mesmo fora do aglomerado, se a casa em madeira for avistável a partir de uma povoação que o município considere “tradicional”.
Há câmaras algarvias que aprovam projectos de casas em madeira na condição de lhes ser aplicada uma velatura branca nas paredes. Existem velaturas micro-porosas nessa cor, que deixam respirar a madeira e a conservam, tal como quaisquer outras.
O que podemos garantir é que o resultado final de uma casa em madeira será seguramente compensador de um padrão de vida de qualidade elevada, num ambiente natural.


in poupardinheiro.info

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...