MENSAGENS RECENTES DO BLOG

13 de abril de 2012

Investir em bolsa: crise é uma oportunidade

Já pensou investir em bolsa? Se já o fazia, deixou de arriscar com a crise? Pois saiba que as alturas de maior depressão são boas para começar a investir e a acumular posições. É preciso é saber como. E estar informado.

Comecemos então pelo essencial: sabe o que são os mercados financeiros? São realidades que permitem fazer o encontro formal entre dois agentes económicos: os aforrados, que têm excesso de capital; e os investidores ou consumidores, que têm necessidade de capital.

Os mercados financeiros fazem o encontro permanente entre estes dois agentes, permitindo que a sua interação seja regulada sob determinadas regras e leis que projetam não só os agentes envolvidos mas também a estabilidade dos mercados e economias.

Jogar na bolsa: um risco e/ou uma oportunidade?

É certo que até há pouco tempo ouvíamos falar bastante em investimento em bolsa, mas a crise financeira trouxe um enorme receio aos investidores, alterando a forma como as pessoas olhavam para o risco de jogar na bolsa.

O tempo de enorme euforia, em que a bolsa tinha uma enorme liquidez, já passou. Estamos noutra fase: num momento em que um investidor informado e experiente pode ganhar muito dinheiro. E é nos momentos de maior depressão que deveremos começar a investir e a acumular posições.

Complicado? Parece, mas até é bastante simples: sabemos que as economias vivem de ciclos. Por vezes em alta, outras em baixa. Trata-se de um processo muito intuitivo: quando os mercados estão em queda, iremos encontrar bons investimentos.

Poderá então questionar-se como é que adivinha o momento certo para comprar. Na verdade, nunca saberemos qual o momento mais acertado para comprarmos determinado ativo. Quem disser que sabe está errado.

A solução é ir investindo de forma periódica e regular. Sabemos que a tendência dos mercados financeiros é para valorizar a longo prazo. O investimento periódico e regular permite, ainda, expurgar os efeitos da emoção no investimento. Não vale a pena tentarmos adivinhar o melhor momento para investir.

Poderá ainda interrogar-se se, caso não seja um especialista na matéria, se deve confiar o seu dinheiro a gestores profissionais. A Escola Financeira entende que devem ser as pessoas a investir o seu próprio dinheiro e que devem, por isso, aumentar os seus conhecimentos e assumir as rédeas desse investimento.

Contudo, não existindo essa competência ou sequer interesse para os investimentos, a alternativa é, de facto, recorrer a gestores profissionais. Mas eles cobram comissões por um trabalho que, muitas vezes, não é bem sucedido.

Uma nota importante: em momentos de maior incerteza, devemos evitar o investimento num determinado ativo. O foco deverá passar por uma estratégia diversificada em que apostamos em vários ativos e eventualmente em classes de ativos distintas.


in agenciafinanceira.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...