MENSAGENS RECENTES DO BLOG

10 de novembro de 2011

IRS: as deduções que ainda pode acumular até ao fim do ano

Esta é uma boa forma de preparar a poupança: pedir factura de tudo o que pode deduzir


Uma das formas de antecipar a poupança é ter atenção às despesas que podem ser dedutíveis em sede de IRS. A dois meses do final do ano, fique com a ideia das regras que o ajudam a reduzir a factura dos impostos.

Esta segunda-feira deixa-lhe exactamente 62 dias para pedir as facturas que podem trazer poupança na altura de apresentar o IRS deste ano.

Na saúde, o Fisco aceita sem limite máximo 30% das despesas isentas de IVA ou com taxa reduzida. Para os encargos à taxa mais alta do IVA, o tecto é de 65 euros e é obrigatorio apresentar a receita médica.

Na educação, pode deduzir 30% das despesas com material escolar e mensalidades ate 760 euros. No caso das famílias numerosas, este limite aumenta em 142,5 euros por cada filho.

Para as famílias com pais divorciados,mantêm-se as regras das pensões de alimentos. As Finanças vão aceitar as despesas com pensões de alimentos, desde que estejam estipuladas por um tribunal. A margem é de 20% para um tecto de 1.048 euros por mês. Em 2012¿o valor total a deduzir em sede de IRS cairá para metade.

Nas despesas com a casa, é possível abater 30% dos gastos com empréstimos ou rendas ate ao tecto máximo de 591 euros. As famílias do 1º e 2º escalão do IRS podem deduzir 50% dos créditos à habitação.

Os encargos com lares, apoio domiciliário e instituições de solidariedade contam para dedução no IRS em 25% e ate 403,75 euros.

É nos benefícios fiscais que o reembolso do IRS de 2012 traz maiores cortes. Na melhor das hipóteses os contribuintes vão conseguir deduzir um total de 100 euros entre os custos com seguros saúde, equipamentos de energias renováveis e planos de poupança reforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...