MENSAGENS RECENTES DO BLOG

8 de novembro de 2011

Proteja-se das Notas Falsas

Sabe quantas notas falsas são normalmente retiradas de circulação durante um trimestre? Cerca de 5000, segundo os dados de 2010 do Banco de Portugal, que poderiam ter ido parar à sua carteira e significado uma perda de dinheiro.
A nota mais vezes contrafeita é a de 50 euros, a mesma tendência que se regista na União Europeia, mas para quem não quer estar distraído e perder dinheiro, o melhor é seguir algumas regras de segurança que podem ajudá-lo a determinar se uma nota é falsa ou verdadeira.
As notas de euros estão bem protegidas.
A primeira etapa de quem está desconfiado, segundo o Banco de Portugal, passa pela análise por comparação de duas notas, a suspeita com uma genuína, e pela detecção de diferenças. O método “Tocar-Observar-Inclinar” permite descobrir grande parte das imitações de dinheiro, mas para já saiba o que diferencia as notas de euro e o que as torna únicas, segundo a informação publicada pela autoridade monetária em Portugal.

Protecção no toque

Papel e impressão
As notas de euros são impressas em algodão puro e têm um toque limpo e ligeiramente sonoro, segundo o Banco de Portugal. Compare com a nota que esta sob suspeita para perceber se o papel é parecido. Além disso, alguns elementos são impressos em relevo.

Protecção na observação

1 Marca de água
Segurando a nota contra a luz poderá ver uma marca de água que representa o valor da nota em causa.
2 Registo
No canto superior das notas estão impressas marcas com o valor da nota que se completam quando em contra luz.
3 Holograma
Nas notas de 5, 10 e 20 euros existem hologramas que revelam o valor e o símbolo do euro num fundo multicolor com uma borda fina preenchida pelo valor da nota, quando se estas se inclinam. Nas outras notas (50, 100, 200 e 500 euros) existe um holograma que, inclinando-se, revela alternadamente o valor ou um pórtico sobre um fundo com caracteres pequenos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...