MENSAGENS RECENTES DO BLOG

2 de novembro de 2011

Saiba como poupar para a reforma



A preocupação com as reformas é uma constante na vida dos portugueses. A palavra "poupar" vai estar na ordem do dia, durante os próximos anos. Por isso, esteja atento ao seu dinheiro e comece já a pôr algum dinheiro de parte. Caso contrário, arrisca-se a chegar à reforma e não ter o valor suficiente para manter a sua qualidade de vida.

Os seguintes passos podem ajudá-lo a controlar os gastos. Siga-os à risca:

1- Deixar de fumar. Um fumador que consuma um maço de cigarros por dia não só destrói a sua saúde como derrete centenas de euros por ano. Feitas as contas, um maço de tabaco que custe 4 euros ao fim do ano representa um gasto de 1460 euros. Aproveite para pôr esse dinheiro de parte.

2- Tomar pequeno-almoço em casa. Eliminar esta despesa pode fazer toda a diferença para equilibrar o orçamento familiar. Se gastar todos os dias 2,50 euros e somar este valor a 20 dias úteis representa um gasto mensal de 50 euros. Um valor significativo ao fim do ano: 600 euros.

3- Poupar um almoço por semana. Mesmo que não queira fazer um corte radical, basta que elimine uma refeição por semana. Por exemplo, se eliminar uma refeição que custe 8 euros, ao fim do mês consegue poupar 32 euros e ao fim do ano é possível pôr de lado 384 euros.

4- Andar de transportes públicos. Andar de carro nos dias de hoje é quase um luxo, principalmente nas deslocações casa-trabalho. Se percorrer diariamente 50 km, ao fim do mês gasta mais de 100 euros em combustível. Some ainda portagens e estacionamento, além da manutenção do veículo.

5- Escolher combustível. Opte por abastecer nos postos mais baratos, a diferença por litro pode ultrapassar os 10%. Para quem não tem confiança na qualidade das marcas brancas então use sempre que possível cartões e vales de desconto nos postos tradicionais.

6- Esquecer o ginásio. Fazer exercício não significa pagar uma mensalidade. Por isso, esta despesa pode facilmente ser eliminada, já que consegue poupar alguns euros por ano. Por exemplo, se estiver a pagar 50 euros por mês, ao fim do ano já gastou 600 euros. Use os jardins e as praias para se exercitar.

7- Cortar na factura do telemóvel. Segundo a Anacom, um cliente tradicional das principais operadoras nacionais gasta perto de 35 euros por mês. Se mudasse para uma operadora de baixo custo passaria a gastar 19 euros. No fim do ano, representaria uma poupança de quase 200 euros.

8- Repensar nos canais de TV. Ter perto de 70 canais pode parecer indispensável, mas a diferença entre o pacote mensal mais barato e o mais caro pode atingir 75 euros por mês. Se optar pelo menor, ao fim do ano são menos 900 euros. Faça muito bem as contas às horas de televisão que vê.

9- Evitar idas ao banco. As caixas automáticas e a internet devem ser encaradas pelos consumidores como os meios privilegiados para realizar as mais diversas operações financeiras. De acordo com a Deco, recorrer a estes canais representa uma poupança de dezenas de euros por ano.

10- Juntar trocos. É a forma mais simples de poupar, mas também é a mais esquecida. Pôr várias moedas num mealheiro é uma tarefa fácil, no entanto, até conseguir juntar dinheiro demora algum tempo. Evite pôr moedas de valor pequeno e, acima de tudo, tenha paciência!

in isabe.ionline.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...