MENSAGENS RECENTES DO BLOG

2 de novembro de 2011

Onde os nossos ministros aplicam o seu dinheiro

De planos de reforma a certificados de aforro e fundos de investimento, há de tudo no Governo.


Há quem jogue com muito, com pouco e até quem não tenha muito com que jogar. Há quem aposte em acções de bancos, em fundos de investimento e em planos de poupança reforma. Entre os membros do Governo liderado por Passos Coelho, há opções de poupança e investimento de dinheiro para todos os gostos. De um lado, há quem como Carlos Moedas, secretário de Estado adjunto do primeiro ministro, aposte 300 mil euros aplicados em carteiras de títulos, acções e fundos de investimento. Do outro, há os mais comedidos, como Pedro Mota Soares, ministro da Segurança Social, que se limita a ter um plano de poupança reforma e algumas (513) acções num único banco, o Santander. Mas todos já começaram a precaver o futuro.
Pedro Passos Coelho até pode ser o líder do XIX Governo nacional, mas não consegue chegar ao ‘top' dos mais poupados dos seus membros. Dois apartamentos em Massamá, um Opel Corsa e um crédito à habitação de 200 mil euros no BCP e 42 mil na CGD. Paulo Portas, ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, e co-responsável pela maioria também não está entre os mais precavidos, mas ainda assim, e mesmo vivendo numa casa arrendada (a morada fiscal é em casa da mãe, Helena Sacadura Cabral), já tem perto de 160 mil euros arrumados numa conta solidária no Banco Popular. Mota Soares, também do CDS e responsável da pasta da Solidariedade e Segurança social, tem em 513 acções e num plano de reforma do Santander o seu pé de meia.
Mas há quem tenha o dinheiro bem mais arrumado. Vítor Gaspar, ministro das Finanças, tem 655 mil euros espalhados por três bancos e acções de duas empresas: 390 da EDP e 205 da Cimpor. Uma salvaguarda para quem, segundo a declaração de rendimentos entregue no Tribunal Constitucional, viu o rendimento baixar 40% com a entrada no Governo. Já José Pedro Aguiar Branco, ministro da Defesa, apostou forte no imobiliário. Além de um património bancário superior a 400 mil euros, o responsável pela pasta da Defesa tem 14 imóveis entre Porto, Braga e Guimarães. A opção pelo imobiliário também foi feita pelas senhoras do Governo. Assunção Crista, ministra da Agricultura, tem duas csas (Lisboa e Albufeira) e Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça, junta activos financeiros no BES, BCP e Deutsche Bank, com três casas - Albufeira, Lisboa e Covões (Cantanhede).
Poucos terão a reforma tão bem salvaguardada como Paulo Macedo, o actual detentor da pasta da Saúde. Além do meio milhão de euros empatados em estáveis Certificados de Aforro, Macedo tem um seguro de poupança no valor de 40 mil euros, um fundo de pensões de 180 mil euros e 97 mil euros investidos em acções do BCP. Um investimentos curto se comparado com os 751 mil euros que Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, tem no BCP.
Também não falta quem aponte ao estrangeiro para aplicar o dinheiro. Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, tem um imóvel de três andares no Canadá e Nuno Crato, ministro da Educação, além de 300 mil euros em aplicações financeiras, mantém duas contas com pouco mais de quatro mil euros no Bank of America.
O momento é de aperto e todos os governantes ficaram a perder dinheiro com a troca da actividade privada pelo cargo no Governo. Seja na aprovação de medidas governativas, seja na gestão do orçamento familiar, agora o momento é para amealhar euros para o futuro. Os governantes já começaram.



Pedro Mota Soares nem carro tem
Ficou célebre a imagem do agora ministro da Segurança Social a circular numa modesta lambreta. Hoje tem direito a viatura de estado, mas nem por isso Mota Soares decidiu comprar um carro particular e a vespa foi guardada na garagem da casa pela qual contraiu um empréstimo de 70 mil euros. O dirigente do CDS PP é comedido, mesmo nas aplicações financeiras. Tem 50 mil euros a prazo, um plano poupança reforma e 513 acções, tudo no Banco Santander.
Macedo com ‘saúde' em vários campos
Em Certificados de Aforro tem meio milhão de euros, no BCP estão 160 mil euros a prazo e 97 mil investidos em acções e não falta um seguro de poupança de 40 mil euros ou um fundo de pensões de 180 mil euros. Paulo Macedo, pode estar na pasta da Saúde, mas não perdeu o talento para ter investimentos variados. Por outro lado, Paulo Macedo ainda tem 217 mil euros contraídos em créditos à habitação por amortizar.
Passos Coelho em dívida
Há ministros com casas do Canadá a Albufeira, com fundos de acções e planos poupança reforma, mas o primeiro-ministro fica-se pelos créditos à habitação. Dono de dois apartamentos em Massamá e de um Opel Corsa, Pedro Passos Coelho tem duas dívidas por saldar - uma, superior a 200 mil euros, no BCP e outra na CGD acima de 42 mil euros. O primeiro ministro até nos gastos é comedido: o único carro que tem é um Opel Corsa e, pelo menos enquanto estiver no Governo, não vai precisar de o trocar.

in economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...