MENSAGENS RECENTES DO BLOG

10 de novembro de 2011

Organize as finanças com o seu companheiro

Quando a crise aperta é a todos os níveis. Os motivos financeiros são os principais causadores das desavenças entre os casais, levando mesmo muitas vezes ao divórcio.

A principal causa para esses problemas é a diferença de valores e hábitos que cada elemento do casal tem em relação ao dinheiro. Para evitar estes conflitos é importante que comuniquem:

1 - Aprendam a falar sobre dinheiro e objectivos financeiros. Ouça e faça-se ouvir. Ouça o seu companheiro e ponha-se na pele dele. Só assim, consegue compreender e aceitar as suas opiniões. É importante que estejam em consonância e que alinhem os objectivos financeiros.

2 - Estabeleçam um plano financeiro:
- Primeiro, coloquem numa folha de papel tudo o que desejam fazer com o dinheiro. Casa, carro, roupa, etc.
- De seguida, verifiquem quais os objectivos que são comuns aos dois. Esses devem ser prioritários.
- Se começarem a entrar em discussão, parem e mudem de assunto. É o melhor para animar os ânimos.

Para concretizar o plano é necessário que o casal esteja a par da situação económica, desde os rendimentos, despesas, créditos, dívidas, bens imóveis, etc.

3 - Estabeleçam prazos. Para cada um dos objectivos deverá ser colocada uma data limite. É a melhor forma de saberem quanto dinheiro terão de poupar para atingir os objectivos.

4 - Revejam as finanças pessoais semanalmente. Esta medida é das mais importante, apesar de os casais terem tendência a não ligar. Mesmo que já esteja em consonância com o seu companheiro e com os objectivos todos traçados, não significa que as coisas estejam a correr bem. Vão acontecer problemas ao longo do percurso e vai ser necessário tomar medidas que alterem ligeiramente o plano, sem alterar o objectivo final. Quando isso acontece, têm de ser os dois a resolver. Basta que se reúnam por poucos minutos para rever contas e prazos de pagamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...