MENSAGENS RECENTES DO BLOG

10 de novembro de 2011

Proteja as suas poupanças do corte de rating

Devido a actual crise, é natural que portugueses estejam preocupados com a segurança das suas poupanças, afinal, o rating português foi considerado "lixo" por uma das grandes agências de notação financeira. Porém, é necessário agir com calma e rigor, para não colocar as suas poupanças em causa.




1- Esqueça os fundos de obrigações. Quase todos têm limites à exposição a títulos classificados como "junk bond", como é agora o caso da dívida soberana nacional e de algumas empresas. Por isso, esta não será a melhor altura para investir em fundos de obrigações.

2- Investir ou não em certificados de aforro e de tesouro. Esta é uma questão que divide as opiniões dos especialistas. Por um lado, se Portugal tiver de reestruturar a sua dívida – o que significa que o Estado não paga a totalidade da dívida emitida, com perdas para os credores -, quem investe em certificados do tesouro ou de aforro poderá ser também afectado. Por outro lado, o ministério das Finanças afirma que as poupanças dos portugueses em dívida pública estão protegidas no que respeita ao capital e aos juros.

3- Retirar o dinheiro dos bancos. Se o valor dos seus depósitos não ultrapassa os 100.000 não precisa de se preocupar. O Fundo de Garantia de Depósitos garante o seu capital. Caso tenha aplicado mais de 100 mil em depósitos, pode sempre distribuí-los por vários bancos.

4- Investir em acções portuguesas. Neste momento, a maioria dos especialistas aconselha a não investir em acções portuguesas, mas sim nos mercados europeus não periféricos. Existem boas oportunidades de compra na Europa.

5- Apostar no ouro é uma boa solução. O ouro é um activo de refúgio. Nos períodos de maior incerteza nos mercados, nunca desvaloriza, aliás, o outro tem vindo a valorizar nos últimos dez anos, batendo máximos históricos.

Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...