MENSAGENS RECENTES DO BLOG

29 de julho de 2013

Vá de férias mas não deixe a internet em casa




Seja via telemóvel, com uma ‘pen’ de banda larga ou um ‘router’ sem fios, só tem de escolher a solução que melhor se adapta às suas necessidades. 
Ir de férias não significa ficar "desligado" e sem acesso ao e-mail, às redes sociais ou aos ‘sites' de notícias. Da Internet no ‘smartphone' a ‘routers' que disponibilizam Internet sem fios para vários equipamentos em simultâneo, o que não falta no mercado são ofertas adaptadas a todas as bolsas e necessidades. Procure os ‘hotspots' disponíveis e ligue-se, sempre que possível, às redes ‘wifi' gratuitas disponíveis em restaurantes, esplanadas ou jardins e aproveite as aplicações facilitam o acesso aos ‘sites' de interesse.
As promoções de Verão lançadas por TMN, Vodafone, Optimus e Zon tornam o acesso à internet mais acessível. ‘Pens' gratuitas para acesso à Internet, pagando só a mensalidade, oferta do valor igual no carregamento da placa de banda larga ou da Internet no telemóvel, ‘routers' a metade do preço ou até oferta de Internet ilimitada na compra de um ‘smartphone', as soluções possízveis são mais que muitas e a dificuldade será mesmo escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.


Para ter internet sempre disponível


Placas de banda larga móvel
É a forma mais tradicional de ter internet fora de casa. A ‘pen’ liga-se ao computador e as versões pré-pagas permitem um maior controlo de custos. Não são compatíveis, contudo, com alguns ‘tablets’, como o iPad, que necessitam de um cartão de dados, que está disponível aos mesmos preços da navegação na ‘pen’. Atenção que ao valor da mensalidade acresce o custo da ‘pen’. Os equipamentos, como o ‘tablet’ ou o computador, têm contudo de estar preparados para ligações 3G, o que nem sempre acontece em alguns ‘tablets’, que só têm versão ‘wifi’. Estas ‘pens’ ou cartões de dados já estão disponíveis em 3G ou em LTE mas, antes de optar pela quarta geração móvel, verifique se o seu destino de férias tem cobertura. E não se esqueça que o seu ‘smartphone’ pode servir como ‘hotspot’.
Soluções para todas as necessidades
-A TMN disponibiliza a ‘pen’ de banda larga móvel a partir de 7,73 euros por mês, com serviço adicionais como o Musicbox ou o Meo Go!
-A Zon, além das placas, tem o Net4Tab, um cartão pré-pago com cinco horas de navegação a partir de 10,99 euros mensais.
-A Vodafone tem placas a partir de 7,73 euros por mês. Na promoção de Verão, dá 15 euros por cada carregamento de igual ou maior valor.
-No Optimus Kanguru, o tarifário pré-pago permite carregamentos desde cinco euros.


Para aceder sem equipamentos adicionais

‘Hotspots' em qualquer lugar
As principais operadoras oferecem já vários pontos de internet sem fios, disponível para os clientes. Esta tecnologia é a solução ideal se não quiser depender de um ‘router' ou cartão de dados mas só estão disponíveis em alguns locais públicos como restaurantes, jardins, aeroportos e, este ano, os operadores disponibilizam esta tecnologia em várias praias do país. Zon, Meo e Vodafone oferecem o serviço de forma gratuita aos seus clientes e disponibilizam vários preços, consoante o tempo de utilização, para os não clientes da marca. Na Zon e no Meo o serviço é gratuito se o cliente partilhar a sua internet de casa para acesso como ‘hotspot'. Na Vodafone, é gratuito para quem tenha banda larga móvel da marca.

Propostas dos operadores
-A rede Zon@Fon tem 500 mil ‘hotspots’ em Portugal e dez milhões em todo o mundo. Até Setembro está disponível em várias praias. 24 horas de acesso custam três euros para não clientes.
-O Meo oferece 300 mil ‘hotspots’ em locais públicos por todo o país, gratuito para clientes Meo. 24 horas custam dez euros.
-Na Vodafone, o serviço é gratuito para clientes banda larga móvel da operadora. Para não clientes, 24 horas custam 5,93 euros.


Para o acesso de vários utilizadores em simultâneo

‘Routers' permitem partilha

Os ‘routers' podem ser a solução certa para quem quer ter internet ‘wifi' na sua casa de férias, disponível para vários acessos em simultâneo. O uncionamento é simples: basta adquirir um equipamento, com ou sem fios (os ‘routers' sem fios funcionam como ‘hotspots') e, mediante uma mensalidade ou usando um tarifário pré-pago, fica com internet disponível. Estes ‘routers' ou ‘hotspots' em tecnologia 3G ou LTE, que permite uma maior rapidez na navegação, embora também seja mais caro. Os equipamentos usam um cartão de dados que depois partilham a ligação de banda larga móvel. Também já está disponível, na Optimus, uma oferta que agrega o ‘router' de internet e o telefone fixo - basta ligar à tomada.

O que está disponível

-O wOw, da Optimus, oferece um ‘router' de Internet que pode ser usado em três moradas diferentes. Custa 49,90 euros, com desconto, 
e a mensalidade é a partir 24,99 euros.

-A Vodafone tem equipamentos sem fios gratuitos na campanha de Verão, ligados a uma ‘pen' com mensalidades a partir dos 7,73 euros.

-O Pocket Router da Zon permite ligar até cinco pessoas e implica a adesão a uma ‘pen' pré-paga ou assinatura de serviço móvel.

-Na TMN há várias opções de ‘routers' com mensalidades a partir de 29,90 euros em promoção.

(artigo publicado no suplemento de Finanças Pessoais da edição de 26 de Julho do Diário Económico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...