MENSAGENS RECENTES DO BLOG

14 de fevereiro de 2013

Trabalhar na Alemanha: sessões de esclarecimento já abriram


Alemanha tem vagas em várias áreas profissionais e está disposta a ajudar com cursos de alemão, formação profissional e despesas de deslocação

Arranca dia 19 a «Welcome to Germany Tour», uma série de sessões de esclarecimento e aconselhamento para jovens portugueses desempregados que queiram trabalhar na Alemanha.

A «Welcome to Germany Tour 2013» vai passar por Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora, Faro e Portimão, para informar, aconselhar e pré-selecionar os interessados.

Esta será a primeira edição, e vai estender-se de 19 de fevereiro a 1 de março. Mas as inscrições já estão abertas para as sessões de Porto, Faro e Portimão, por isso, o melhor é apressar-se. Se vai esperar por uma sessão na sua cidade, o melhor é «ficar de olho» no site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para não deixar passar a oportunidade, quando as inscrições abrirem.

Estas sessões de informação e aconselhamento são «orientadas para trabalhadores nas áreas profissionais em que a Alemanha apresenta défices de mão-de-obra», explica o IEFP numa nota. As áreas em que a Alemanha mais precisa de profissionais são Saúde, Engenharias, Tecnologias da Informação, Hotelaria e Restauração, mas também trabalhos técnicos como canalizadores, mecânicos, soldadores, serralheiros, etc.

Nestes encontros não participam empresas que estejam a recrutar, mas serão abordados aspetos práticos, fundamentais para quem pondera mudar-se para a maior economia da Europa: as condições de vida e trabalho na Alemanha, informação e dicas práticas sobre candidaturas a empregos, a abordagem a empresas alemãs, a bolsa de emprego JobBörse e ainda o portal www.make-it-in-Germany.com.

Os especialistas que vão participar darão também aconselhamento personalizado sobre dossiers de candidatura e darão ainda explicações sobre apoios financeiros disponíveis à mudança para a Alemanha.

«Novas sessões de informação e aconselhamento, mais dedicadas a alguns grupos de profissionais específicos, e eventos destinados a recrutamento serão programados posteriormente, ao longo do ano», acrescenta o IEFP.

Alemanha oferece formação profissional, estágios e empregos

Mas há outras iniciativas em curso com o objetivo de selecionar candidatos para as ofertas de emprego disponíveis na Alemanha. O Governo Alemão aprovou um programa de apoio à mobilidade jovem que vigorará até 2016, dirigido a jovens europeus interessados em frequentar formação profissional ou em trabalhar na Alemanha.

Esta iniciativa, chamada «The job of my life» dispõe de 140 milhões de euros para apoiar cursos de língua alemã, despesas de viagem e permanência, bem como apoios durante a frequência de formação/estágio/início de contrato de trabalho, custos com o reconhecimento profissional, etc. em duas vertentes: formação profissional e emprego.

Por um lado, o programa pretende proporcionar a jovens entre os 18-35 anos formação profissional em empresas alemãs (sistema dual), com uma duração que pode chegar aos 3 anos, podendo abranger várias profissões e níveis de qualificação. O IEFP e o seu homólogo alemão (BA/ZAV) estão já a preparar o projeto, com vista ao início da formação, em setembro de 2013. Aqui, os apoios concedidos consistem na formação em línguas, no processo de reconhecimento profissional, nas despesas com viagens e permanência na Alemanha e em apoios durante a frequência de formação / estágio. Não há garantia de colocação (contrato de trabalho) no final da formação.

Na vertente do emprego, o programa pretende proporcionar a jovens entre os 18-35 anos com qualificação superior, apoio (financeiro e não só) para a sua colocação naquele país.

Decorre ainda até final de 2013 a iniciativa da Comissão Europeia «Your first EURES Job», que promove a mobilidade dos jovens e que contempla também apoios à mobilidade.

MAIS SUGESTÕES: 


in tvi24.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...