MENSAGENS RECENTES DO BLOG

3 de janeiro de 2014

10 aumentos de preços em 2014

Comece a preparar a sua carteira para os aumentos que vão surgir com a chegada do novo ano



Com 2014 acabado de estrear comece já preparar a sua carteira para os aumentos de preços que vão chegar ou já chegaram. Os transportes públicos, a eletricidade, ou os serviços de telecomunicações são exemplos de alguns bens e serviços que deverão sentir uma subida dos preços. Saiba então o que vai ficar mais caro já a partir desta semana.

1. Transportes públicos

Andar de transportes públicos vai ficar mais caro. Os preços dos bilhetes e passes deverão sofrer um aumento de 1%, de acordo com a inflação prevista pelo Governo no Orçamento do Estado para 2014. Mas esta não é a única alteração para quem é utilizador habitual dos transportes públicos na capital portuguesa: os utilizadores do Passe Navegante em Lisboa vão ver a rede alargada entre as estações ferroviárias de Lisboa a Algés e da Amadora à Bobadela.

2. Imposto único de circulação

Os veículos a gasóleo também vão ter que pagar mais em 2014. O imposto único de circulação sobre estes automóveis sofrerá um agravamento e poderá atingir os 68,85 euros, dependendo da cilindrada e da idade do automóvel.

3. Tabaco

Também o imposto sobre o tabaco, charutos, cigarrilhas e tabaco de enrolar vai sofrer um aumento. A subida de preço irá variar consoante o tipo de tabaco, mas é o tabaco de enrolar que irá sofrer o maior aumento. Por exemplo, um pacote de tabaco de enrolar que tenha um preço de cinco euros, em 2014 passará a custar 6,25 euros.

4. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas e espirituosas vão também sofrer um aumento da tributação que varia entre 1% e 5% consoante a bebida em questão e o volume de álcool. Por isso mesmo, prepare-se para pagar mais pelo vinho do Porto, cerveja, licores e espumantes em 2014.

5. Eletricidade


O preço da luz também sofre um aumento com a chegada do novo ano. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou que o aumento é de 2,8%. Por exemplo, numa conta de eletricidade que atinja os 46,50 euros (IVA incluído) o aumento será de 1,21 euros. Este aumento abrange apenas os consumidores que ainda têm a tarifa regulada. A ERSE também confirmou a subida de 1% para quem é beneficiário da tarifa social, isto é, uma subida de 0,23 cêntimos para uma conta mensal de 23,50 euros.

6. Gás natural

Também os consumidores de gás natural que ainda têm a tarifa regulada (e ainda não passaram para o mercado liberalizado) vão sentir um agravamento dos preços. Segundo a ERSE, a entidade que fixa as tarifas transitórias, o preço do gás natural vai aumentar 2,8% já este mês. É um aumento semelhante ao verificado nos preços da eletricidade. Esta tarifa será válida até 31 de Março, uma vez que estas tarifas estão sujeitas a revisões trimestrais.

7. Contribuição para a RTP

Também a contribuição para o audiovisual que financia a RTP vai aumentar cerca de 0,40 cêntimos com a entrada de 2014, de acordo com os valores previstos no Orçamento do Estado. Desta forma, o valor mensal que vai aparecer na fatura da eletricidade deverá ser de 2,65 euros (mais IVA).

8. Operadoras de telecomunicações

Também os preços dos pacotes de televisão, internet e telefone fixo vão sofrer uma subida. Os aumentos vão atingir 2% na MEO e na ZON espera-se que o agravamento atinja os 3,3%. Por exemplo, o cliente que for subscritor do pacote ZON 30 IRIS vai passar a pagar 46,49 euros, um aumento de 1,50 euros face ao preço deste pacote em 2013. Os únicos serviços que não vão ver os seus preços alterados com a chegada do novo ano são os chamados ‘four-play’ que englobam televisão, internet, telefone fixo e móvel. No que toca às redes móveis, a TMN irá aumentar os seus tarifários em 2,5%. Quanto à Vodafone, os aumentos dos tarifários ainda não foram confirmados, mas a existirem só irão sentir-se em fevereiro.

9. Taxas Moderadoras

Este ano, as taxas moderadoras vão subir. Segundo cálculos do Jornal de Negócios, este aumento das taxas deverá rondar os 0,6%, em resultado da taxa de inflação verificada em 2013. Mas nem todos os serviços de saúde serão afetados por este aumento. Por exemplo, as consultas de medicina geral e familiar e outras consultas médicas nos Centros de Saúde estão isentas deste agravamento de preços.

10. Rendas também são atualizadas


Quem vive numa casa arrendada também poderá ver o valor da renda subir. Segundo os valores estipulados pelo INE e publicados em Diário da República, em 2014 os senhorios poderão atualizar as rendas cobradas em cerca de 0,99%, ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano.

in saldopositivo.cgd.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...