MENSAGENS RECENTES DO BLOG

15 de junho de 2016

Ser ou não ser empresário? Descubra os prós e os contras

Ser o seu próprio patrão e dono do seu destino tem vantagens mas também tem alguns inconvenientes. 





Para quem está a pensar em criar o seu próprio emprego e sonha com o dia em que pode passar a ser o seu próprio patrão, saiba que está prestes a entrar num mundo de imprevistos. Ser empresário e dono de um negócio próprio nem sempre é um “mar de rosas”.
Para as pessoas que estão a pensar em abandonar o seu emprego para se dedicar em exclusivo a um negócio, selecionámos algumas das principais vantagens e desvantagens de se ser empresário.

Vantagens:

 1. Trabalhar naquilo que mais gosta

Este é o principal motivo que leva muitas pessoas a seguirem um caminho empresarial, trabalhar em algo que realmente gostam de fazer. Este fator traz aos empreendedores um grau de satisfação, de motivação e de empenho muito elevado e que lhes permite enfrentar os obstáculos que vão surgindo pelo caminho.

2. É dono do seu tempo

Uma das melhores vantagens do empreendedorismo é a flexibilidade. Ao ser o seu próprio patrão pode organizar o tempo como for mais conveniente. Pode organizar a sua agenda consoante os seus compromissos e gerir o seu tempo para conseguir estar com a sua família. No entanto, esta flexibilidade em termos de horários não significa necessariamente que vai passar a ter mais tempo livre. Não se esqueça de que ao ingressar no mundo empresarial tem de estar disponível a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana para resolver problemas ou para dar resposta aos fornecedores.  Essa disponibilidade é crucial sobretudo nos primeiros anos de vida do seu negócio.

3. A última palavra é sua

Ser patrão também significa que em caso de existir uma decisão a tomar, onde não exista consenso, a sua palavra é a última. Além disso, também parte de si controlar o tipo de trabalho a seguir pelos seus funcionários. Pode criar uma empresa de que se orgulhe e que seja um reflexo dos seus valores.

4. O seu salário corresponde ao nível de crescimento do seu negócio

O seu rendimento mensal vai depender diretamente do seu esforço e trabalho. Este ponto vai ganhando mais importância à medida que a sua dedicação der resultados visíveis nas contas da empresa.

Desvantagens:

1. Tem que tratar de todas as burocracias

Principalmente nos primeiros tempos e enquanto o número de funcionários for muito reduzido, terá que ser o empreendedor a tratar das burocracias, das tarefas mais administrativas; registo da marca;  pedido de patente;  obtenção de licenças, entre outros.

2.  Não terá um salário regular

Uma vez que o seu salário depende do crescimento do negócio é possível que nos primeiros tempos de vida da sua empresa não tenha um salário regular. Por isso mesmo, é fundamental que organize a sua vida financeira pessoal de forma a acomodar esta incerteza.

3.  O seu horário de trabalho pode ser imprevisível

A agenda de um empreendedor pode ser bastante difícil de gerir. Tem que ter bastante disponibilidade para garantir que os objetivos do negócio ficam concluídos. Por isso, muitas vezes, ser o seu próprio patrão pode significar que nunca está verdadeiramente desligado da sua profissão.

4. Não existem garantias de sucesso

O empreendedorismo é um caminho para transformar o seu sonho em realidade e é também um meio de ser desafiado de uma forma que não seria possível se estivesse a trabalhar por conta de outrem. Mas é importante relembrar que no mundo do empreendedorismo o sucesso não é uma garantia e que, muito provavelmente, terá de fazer alguns sacrifícios ao longo do caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...