MENSAGENS RECENTES DO BLOG

15 de abril de 2013

Conheça os Cursos online Gratuitos


Já ouviu falar em MOOC? Significa Massive Open Online Courses (Curso Online Aberto e Massivo, em português) e é a mais recente modalidade de aprendizagem através da internet, que tem conquistado adeptos um pouco por todo o mundo pelo simples facto de estar disponível a todas as pessoas e ser gratuito. Basta ter um computador com acesso à internet, saber falar inglês (pois a maioria dos sites e cursos são em inglês) e tempo disponível para poder frequentar um curso nas melhores universidades do mundo, como Harvard ou Berkeley.
Através deste modelo de aprendizagem, as melhores escolas do mundo abrem as suas portas e conhecimento dos seus professores a quem estiver disponível para aprender. Por serem gratuitos, estes cursos são ideais para os desempregados que, desta forma, poderão melhorar as suas competências e conhecimentos sem gastar dinheiro. É também muito utilizado pelas empresas para melhorar as capacidades dos seus empregados. Além dos custos reduzidos, os cursos massivos abertos conectam os participantes, formando comunidades online, que poderão gerar novas ideias de negócio e potencia a troca de ideias.

Como funcionam?

Apesar de serem online, estes cursos funcionam de forma bastante semelhante a uma cadeira da faculdade. A duração pode variar entre as quatro ou 12 semanas, consoante o curso escolhido, mas poderá verificar este detalhe na descrição dos cursos.
Durante os cursos, são disponibilizados vídeos relativos às matérias do curso, que são preparados para ser visualizados por pessoas de todo o mundo. A maior parte destes cursos estão em inglês e dão hipótese de colocar legendas. As plataformas disponibilizam fóruns destinados a discutir as matérias em questão e, em muitos casos, também disponibilizam a bibliografia gratuitamente.
Não pense que por serem cursos online, que se vai escapar aos testes. Em grande parte dos casos, estes cursos têm um ou dois testes, consoante a duração do mesmo. Caso passe, receberá um certificado de conclusão. Conheça oito dos mais privilegiados cursos online do mundo.

1. Coursera
Coursera é uma plataforma online que tem parcerias com algumas das melhores universidades do mundo e que disponibiliza cursos online, acessíveis a qualquer pessoa e de borla. Assim que acede à homepage, vê o que está prestes a iniciar, mas ao clicar em “explore courses” poderá ver os próximos cursos, quais as universidades que lecionam, a sua duração e poderá fazer uma triagem por línguas e categorias.
Se houver um curso que desperte a atenção, deverá clicar, ver em que consiste realmente a matéria, conhecer o professor e depois fazer “sign up”.

2. Udacity
Se o seu interesse recai sobre tecnologia, matemáticas ou informática, o Udacity é o site ideal para si, pois disponibiliza diversos cursos online que versam sobre física, ciência da computação, algoritmos, entre outros.
Para aceder a estes cursos, apenas terá de abrir uma conta no site e começar a frequentar os cursos. Quando terminar, recebe um certificado que garante a frequência de determinado curso. Na secção “my courses”, poderá acompanhar os cursos que está a tirar e os que já tirou.

3. Khan Academy
O Khan Academy não é considerado um MOOC porque não disponibiliza cursos, mas oferece mais de 3500 vídeos educativos no Youtube, que abrangem temas na área da matemática, ciências, informática, biologia, finanças e economia, entre outros.
Cada vídeo contém exercícios interativos, assim como espaços de discussão, para que seja possível o debate, colocar questões e a troca de informações entre os interessados.

4. Edx
O Edx resulta de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Harvard. Atualmente, a plataforma EdX oferece aulas online da Universidade de Harvard, Berkeley e Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em áreas tão diversas como a culinária, história, biologia ou a ciência.
O EdX está disponível para qualquer pessoa no mundo que tenha uma ligação à internet, não requerendo processo de admissão, apenas é necessário registar-se no curso escolhido.

5. Webcast Berkeley
Este site da Universidade de Berkeley também disponibiliza apenas vídeos sobre os mais variados temas. Aqui, qualquer pessoa poderá encontrar vídeos e áudios relativos a muitos cursos lecionados na faculdade, como por exemplo Bio-engenharia, assim como vídeos dos eventos do campus da universidade. Assim, poderá visualizar os vídeos de eventos no canal do youtube e fazer download gratuito dos áudios no canal do iTunes.

6. Tufts Opencourseware
Mais orientada para estudantes de medicina, a plataforma online da Universidade de Tufts disponibiliza uma grande variedade de informação que versa sobre as ciências da saúde, incluindo medicina, odontologia, veterinária, entre outros. No entanto, não é um curso online, apenas fornece material de forma gratuita sobre os temas lecionados, alguns dos quais são equivalentes a livros didáticos.

7. iTunesU
O ItunesU é uma plataforma de conteúdo didático oferecido por várias universidades em parceria com a Apple. Aqui encontra mais de 500 mil vídeos, livros e outros recursos relativos a inúmeros assuntos. Entre as universidades parceiras encontram-se Stanford, Yale, MIT, Oxford e Berkeley, juntamente com outras instituições de renome como o Moma ou a livraria de Nova Iorque. Para aceder a esta aplicação, primeiro terá de fazer o download do iTunes (gratuito).

8. Open Yale Courses
Esta plataforma providencia uma grande panóplia de informação de cursos ministrados por professores da Yale. Todas as palestras foram gravadas nas salas de aula da faculdade de Yale e estão disponíveis em formato de áudio, vídeo e textos. Para aceder a este material não é necessário efetuar nenhum registo, mas também não há lugar a créditos ou certificados.

fonte: saldopositivo.cgd.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...