MENSAGENS RECENTES DO BLOG

11 de maio de 2014

Dicas para uma condução automóvel económica!

Antes de partir em viagem comece por escolher o melhor percurso, evitando auto-estradas ou não. Pode fazer simulações em sites como o www.viamichelin.pt ou o www.google.pt/maps e descobrir o melhor trajecto a seguir. Se planear com antecedência terá a certeza de que não vai perder tempo, nem queimar combustível por andar perdido. Para já fique a saber que uma condução mais eficiente, a simples manutenção do carro ou a correcta pressão dos pneus poderá ter reflexos visíveis nos consumos.



 Deixamos-lhe aqui algumas "regras" que lhe vão ajudar a saber como poupar combustível, de forma a diminuir a despesa com o automóvel.
1. Mantenha o veículo bem afinado, faça as revisões aconselhadas pelo fabricante, verifique o nível do óleo regularmente e a pressão dos pneus todos os meses. Por exemplo, uma direcção desacertada ou pneus mal equilibrados aumentam a resistência ao rolamento e, como consequência, o consumo. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%.
2. Se o automóvel estiver equipado com ‘cruise control', utilize-o sempre que possível. Estes equipamentos adaptam o funcionamento do motor às circunstâncias da circulação, subidas ou descidas mais acentuadas. A maior parte dos fabricantes desenvolveu sistemas que permitem aproveitar a energia gerada pelo motor. Também o sistema ‘Start/Stop', que desliga o motor quando o veículo está parado e basta carregar no acelerador para ele voltar a ligar, permite uma redução de combustível e emissão de dióxido de carbono (CO2) do veículo.
3. Evite o transporte de bagagem no tejadilho da viatura e retire a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o carro, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome. Em auto-estrada evite os vidros abertos, o ar entra causando uma resistência que não existiria com os vidros levantados.

4. Conduza a uma velocidade o mais regular possível. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2. Assim, evite as travagens e acelerações bruscas. Quando vir que o trânsito vai abrandar, antecipe-se levantando o pé do acelerador com antecedência, para que o motor reduza ao mínimo o consumo de combustível.
5. Em ponto morto, o motor está a consumir. Ao contrário do que muitas pessoas ainda fazem, nas descidas mais acentuadas evite colocar a caixa de velocidades em ponto morto ou posição neutra. Além de ser um risco para a segurança, o motor vai consumir mais ao ralenti que em funcionamento, porque numa descida o motor corta a injecção ou fornecimento de combustível. O carro engatado, sem estar em aceleração não consome.

6. Utilize o ar condicionado apenas quando é necessário. Apesar deste sistema ter registado uma evolução, exigindo cada vez menos do motor e tornando-se mais eficiente, é ainda assim, responsável pelo aumento do consumo em 1,5 litros a cada 100 quilómetros, quando ligados.
7. Comece a conduzir logo após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.

8. Por fim, aproveite as campanhas de descontos, que a maioria das petrolíferas ou postos de combustível tem a decorrer. É que um desconto de 3 a 12 cêntimos por litro num depósito tem reflexo no final do mês. Se fizermos as contas ao ano, as vantagens são ainda mais notórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...