MENSAGENS RECENTES DO BLOG

10 de julho de 2011

Governo: O que vai mudar, até ao final do ano - Fase 3/4

ATÉ AO FIM DO ANO
Os sacrifícios e as reformas feitas em contrarrelógio nos primeiros 100 dias de mandato de nada servirão se o País não conseguir chegar ao fim de dezembro com um défice de 5,9% do PIB. É esse o número mágico que faz parte do compromisso assumido com a troika e que caberá a Passos Coelho cumprir. Nem todos estão otimistas.
Já esta semana, a agência de notação financeira Moody's baixou o rating de Portugal para o nível Baa2, ou seja, "crédito de alto risco" ou "lixo".
Já Angela Merkel, chanceler alemã, sublinhou que a Europa não pode ficar refém das avaliações destas agências.

CORTE NO SUBSÍDIO DE NATAL
Foi por antever difícil essa sua tarefa que o primeiro-ministro lançou um "imposto extraordinário" a aplicar
ao 14.° mês a 3 milhões de famílias e que representará um encaixe de 800 milhões de euros.

PRIVATIZAÇÕES 3
A lista é grande: TAP, ANA, CP Carga, Galp, CTT e setor dos seguros da CGD fazem parte das empresas que, ainda assim, serão vendidas até ao final do ano. O encaixe que daí resultar será usado para abater a dívida externa.

MENOS FREGUESIAS
O ano de 2011 não terminará sem que sejam definidos os objetivos da reforma da administração local (prevê-se uma redução do número de freguesias) e sem que seja reformado o Setor Empresarial do Estado e o respetivo
modelo regulatório.

MOBILIDADE NA FUNÇÃO PÚBLICA
Conhecendo os planos do Governo, que passam por recuperar a ideia de mobilidade, aplicar, no Estado, o
conceito de rescisões amigáveis e reduzir o número de efetivos, não se pode esperar que os funcionários públicos tenham um semestre descontraído e animado. Será um período de grande expectativa para os trabalhadores do Estado, apesar de Passos Coelho ter garantido que "não vai haver despedimentos na Função Pública". Ainda em 2011 será reformulado o célebre PRACE, que tanta contestação gerou entre os funcionários do Estado, e serão aplicados cortes no funcionamento da Administração Pública em valor superior a 800 milhões de euros.
in visao.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...