MENSAGENS RECENTES DO BLOG

31 de Outubro de 2011

Como poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal



Na consoada e no dia de Natal, família e amigos reúnem-se em torno de uma deliciosa mesa, onde a gastronomia e a decoração são rainhas. Apesar da quadra festiva e de toda a magia que a rodeia, todos sabemos que a época de Natal requer algum investimento financeiro, mas como em tudo, também existem várias maneiras de poupar dinheiro – neste caso, na decoração da mesa de Natal.
Decorações naturais. Uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal é através do uso de elementos naturais. Inspire-se nos frutos da época e naquilo que a Mãe Natureza oferece, para a decoração natalícia. O que tem ao seu dispor? Muita coisa: desde folhas que podem ser pintadas em cores festivas, a ramos de pinheiro, azevinho e bagas vermelhas. Da cozinha, aproveite as castanhas, nozes, maçãs, paus de canela e até os rebuçados de Natal para encher taças, criar centros de mesa ou marcadores de lugar.
Enfeites de Natal. Se há alguma coisa que temos em abundância nesta quadra são os enfeites de Natal e normalmente são mais do que suficientes para também poderem ser usados na decoração da mesa de Natal. Encha uma taça de vidro com bolas douradas, prateadas ou outra cor qualquer; estenda um caminho de mesa ao centro e disponha pequenos bonecos de Natal ou até um pequeno presépio sobre a mesma; pendure pequenos enfeites de Natal nas cadeiras com recurso a uma fita em cetim, um laço em veludo ou um pouco de ráfia. Uma decoração de Natal em conta…
Velas de Natal. Uma das formas mais fáceis e económicas de decorar uma mesa de Natal é com recurso a velas e não tem necessariamente de as comprar, nem restringir-se a velas especificamente natalícias. Reúna as velas que tem em casa, dispondo-as num prato festivo adornado com azevinho ou ramos de pinheiro; coloque pequenas velas a flutuar com bagas vermelhas numa jarra ou em copos de vidro de vários tamanhos; decore frascos de vidro que possa ter aproveitado dos alimentos com fitas ou papel de Natal e disponha as velas dentro das mesmas.

Evite os guardanapos de papel. Não precisa de gastar dinheiro em guardanapos de papel com motivos de Natal para decorar a mesa – cinge-se aos bonitos e intemporais guardanapos de pano, aproveitando para criar argolas criativas para os mesmos. Necessita apenas de uma pitada de imaginação, um pouco de fita de cetim colorida e um pequeno enfeite de Natal para envolver o próprio guardanapo. Em alternativa, use rolos de cartão (guarde os do papel higiénico) para pintar ou forrar com papel de embrulho natalício e depois colar pinhas, um pouco de azevinho ou alguns paus de canela.
Postais natalícios. Os postais de Natal antigos também podem ser resgatados do fundo do baú e recortados para decorar, com originalidade, a mesa da noite de consoada. Dobre e utilize-os como marcadores de lugar; recorte, faça um furo e suspenda-os das cadeiras com uma fita; recorte aqueles postais que ainda têm o verso em branco e coloque um em cada lugar, juntamente com um pequeno lápis, para os convidados deixarem uma mensagem de Natal – durante o jantar cada pessoa pode ler a sua própria mensagem em voz alta!
Toalha de mesa de Natal. As toalhas de mesa com motivos de Natal aparecem uma vez por ano e, por isso mesmo, o seu preço pode ser um pouco intimidativo! Como dar a volta à situação de forma a poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal? Utilize toalhas de mesa básicas que possa ter (ou invista antes nestas que podem ser utilizadas ao longo de todo ano) em vermelho, verde ou branco, tornando-as mais festivas com um caminho de mesa a meio, numa cor natalícia como dourado ou prateado. Em alternativa, use fita de Natal larga para “criar” marcadores de lugares ou para decorar o centro da toalha apenas – afixe-a com fita-cola de dupla face.
Serviço de louça atualizado. Investir num serviço de louça com motivos de Natal pode não ser a forma mais económica de decorar uma mesa… principalmente quando será apenas utilizado uma ou duas vezes por ano. Na realidade, não precisa mais do que um serviço de louça branco para pôr uma mesa elegante – os elementos festivos podem ser facilmente adicionados com algumas das ideias que já expusemos em cima. Pode ainda misturar dois serviços – um branco e um vermelho, por exemplo; ou o seu serviço habitual com algumas peças vintage que possa ter guardadas no aparador.
Faqueiro festivo. Também não precisa de comprar um faqueiro em prata para decorar, com beleza, a mesa de Natal: pode perfeitamente utilizar o seu faqueiro do dia-a-dia, dando-lhe um novo visual ao agrupar os talheres com uma fita em cetim colorida e colocá-los sobre os pratos; ou então, colocando-os dentro dos próprios guardanapos de pano – existem muitas técnicas de dobras para facilmente tornar o guardanapo num pequeno saquinho. Uma decoração original e económica para a mesa de Natal.
Toca a decorar e poupar… Feliz Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.