É fundamental definir uma estrutura de formação adaptada as diferentes fases/idades:
A partir dos 2 anos:
- Apresentar notas e moedas
- Diferença entre desejo e necessidade
- Diferença entre barato e caro
A partir dos 3 anos:
- Fazer lista de compras em conjunto
- Poderá começar a dar 1 € por semana
A partir dos 7 anos:
- Entre 7-13 anos: conceito semanada começa a fazer sentido
- Idas aos supermercado: percepção do valor do dinheiro e que este é limitado. Atenção que a ida ao supermercado com os seus filhos é sugerida em contexto formativo, uma vez que regra geral crianças no supermercado significa “elevado potencial de consumo não previsto ou mesmo desnecessário”.
A partir dos 10/11 anos:
- Começar a atribuir mesada
- Vai aprender com os erros
A partir dos 14 anos:
- O marketing adora “atingir” os adolescente
- Fundamental explicar os riscos de gastar descontroladamente e não efectuar poupança
Analisando especificamente a mesada/semanada:
- È necessário frisar que é um compromisso mútuo e não uma obrigação por parte dos pais e um direito por parte dos filhos.
- Deve existir uma monitorização, ou seja os pais devem estar atentos aos gastos.
- Valor ligeiramente superior
- Valorizar esforço de manter equilíbrio
- Técnicas para incentivar poupança
Dar mesadas a crianças muito pequenas
Ainda sem maturidade irão gastar tudo e pedir mais
Estabelecer um valor muito alto ou baixo
Muito: estimulo ao consumo
Pouco: sem sentido prático.
Ceder facilmente aos extras
Sentido da mesada perde valor
Fazer da mesada um prémio
Não confundir resultados escolares com mesada
Mas mesada não é algo garantido
Não esconder realidade
Não esconda as limitações da família à criança
Partilhe estratégias para superar as dificuldades da família
O que é sugerido:
Distinguir as despesas Cobertas ou não pela semanada/mesada
Escolher um dia fixo
Incentivar a poupança
Folga monetária
Incentivos certos
Saber negociar
Se pedir aumento, saiba analisar.
Se for necessário ok, senão saiba dizer não
in escolafinancaspessoais.com
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