MENSAGENS RECENTES DO BLOG

23 de setembro de 2010

5 formas seguras para fazer pagamentos online

A internet revolucionou a forma como estamos no mundo. Hoje em dia pode ir ao banco enquanto está a tomar o pequeno-almoço, pesquisar informação como se estivesse numa biblioteca, assistir a concertos na primeira fila do seu sofá, conversar a baixo custo com o familiar que está no outro lado do mundo. Tudo isto à distância de um click.

Mas uma das atividades prediletas dos portugueses é mesmo ir às compras. Discos, jogos de computador, material informático, roupa, sapatos, material de decoração, artigos novos ou em segunda mão, tudo se pode encontrar na realidade da internet. À parte dos cuidados que deve ter para não deixar os seus dados financeiros caírem em mãos alheias e na escolha de sites de confiança para fazer compras, há outro fator a ter em conta: a forma de pagamento. Escolha uma que seja segura e, de preferência, gratuita.

Regra geral, seja qual for o meio escolhido para efetuar o pagamento, os custos da operação são imputados ao comerciante e não ao cliente. Porém, algumas lojas online optam por acrescer esse valor ao custo total da compra. A única exceção é o cartão de crédito, que quase sempre tem associado uma anuidade.

Cartão de Crédito
American Express , Mastercard , Visa ... Seja qual for a marca ou banco associado ao cartão, este é um dos modos preferenciais dos portugueses na hora de comprar a sua viagem ou mandar vir a sua série de televisão preferida. Para utilizar o seu cartão de crédito para fazer compras online apenas necessita do número, data de validade e o código de segurança. Muito cuidado na hora de fornecer os seus dados, por isso é muito importante ter confiança na loja onde vai fazer compras.

Paypal
Especialmente concebido para fazer pagamentos online, o Paypal permite que pague através de Visa, American Express ou Mastercard de forma bastante segura. Para ter acesso, apenas terá de se registar no site e associar ao seu registo os cartões que pretende utilizar para pagamentos online. Este é um dos meios preferidos para fazer compras online em todo mundo por uma razão muito simples: os seus dados (ou melhor da sua conta corrente ou cartão de crédito) nunca são revelados à loja online.

MBNet
O que é nacional é bom. Se não é adepto dos cartões de crédito, o MBNet é a solução ideal para si, pois para se registar apenas precisa de ter um tradicional cartão de débito associado à sua conta. Uma vez tendo feito registo, ser-lhe-á atribuído uma identificação e um código secreto. Sempre que quiser fazer um pagamento, apenas terá de ir à página do MBNet e criar um cartão temporário, que só pode ser utilizado uma vez. Este método é bastante seguro, porque não é necessário colocar os dados do seu cartão de débito na internet.

Moneybookers
O Moneybookers é uma espécie de conta de banco virtual que permite fazer compras online, transferir dinheiro e fazer depósitos. Este é o método predileto dos adeptos de poker online e de outros jogos, porque o cliente só gasta o dinheiro que tem disponível nessa conta virtual e, mais uma vez, não está a revelar dados pessoais. Para aderir, apenas necessita registar-se no site e fazer uma transferência de dinheiro para essa conta. Simples.

Paysafecard
Para os mais jovens, o Paysafecard é a opção ideal para fazer compras através da internet. É rápido, prático e não é obrigado a fornecer o número de cartão de crédito ou qualquer outro dado relacionado com a sua conta, além disso o plafond do cartão não vai além dos €100. Este cartão pode ser comprado em qualquer loja Payshop e lojas CTT. De referir que no primeiro ano, não cobra taxas administrativas, passado esse período passa a cobrar €2 por mês.

Rute Gonçalves Marques (www.expresso.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...