MENSAGENS RECENTES DO BLOG

5 de março de 2013

Quatro formas de procurar emprego pelo Facebook


Quer usar o Facebook para encontrar um novo emprego? Uma pesquisa sobre procura de emprego pelas redes sociais, realizada pelo site de recrutamento Jobvite, revelou que o Facebook tende a ser a principal rede social para encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

Os candidatos a emprego não são os únicos que usam a rede social. Os recrutadores também estão a adoptar essa ferramenta para encontrar talentos. De acordo com o levantamento do Jobvite, 86% dos recrutadores analisam perfis de potenciais profissionais pelas redes sociais.
Esse resultado não é surpreendente: o Graph Search Facebook ferramenta de busca social que foi anunciada em Janeiro deste ano e está a ser alargada gradualmente a todos os utilizadores, facilita o trabalho dos recrutadores na hora de encontrar profissionais. Uma rápida pesquisa sobre «pessoas interessadas em Java, que vivem em São Francisco» apresenta uma lista com mil candidatos.
Se está a procurar um novo emprego ou quer expandir a sua rede profissional, o Facebook é um boa dica. Abaixo sugerem-se cinco aplicações que podem ajudar na procura de novas oportunidades no mercado de trabalho.

1. BranchOut
O BranchOut é um app do Facebook, que foi lançado em 2010 e tem mais de 30 milhões de membros. É usado para conectar profissionais e também para procurar oportunidades de emprego.
O BranchOut inclui uma «Linha do Tempo de Carreira» similar à Timeline do Facebook. Permite a publicação de fotos, notícias e actualizações para criar narrativas da trajectória profissional. A ferramenta possibilita que pessoas relatem conquistas profissionais, mostrando os momentos importantes da sua carreira.
Além de conectar profissionais, o BranchOut permite que se envie uma cópia do currículo, encontre pessoas que seguem, partilha de conteúdos, destacar as habilidades, enviar e receber mensagens de outros profissionais. A ferramenta conta ainda com uma aplicação móvel para fazer o download do Facebook App Center.

2. BeKnown
O app BeKnown do Facebook utiliza dados de empregos do site Monster.com para informar se está ligado com empresas que têm vagas abertas através dos amigos da rede social.
No BeKnown o perfil profissional é preenchido com informações básicas. Pode-se adicionar informações profissionais, pedir uma URL personalizada e recomendações para colegas. Também pode ganhar distintivos que são adicionados ao seu perfil e ligar-se com novas pessoas.
Além dos anúncios de emprego, pode encontrar pessoas com quem deseja ligar-se profissionalmente (negócios no BeKnown não são publicados no Facebook) e enviar e receber mensagens. Para ajuda-lo a expandir sua rede, o app também conecta-o com colegas do passado e do presente, sugerindo pessoas que talvez interesse de acordo com o local onde trabalham ou estudam.
Ao contrário BranckOut, o BeKnown é carregado pelo Facebook. Assim, não é necessário aceder a um site externo.

3. Identified
O Identified é uma aplicação de recrutamento social do Facebook. A ferramenta utiliza informações profissionais recolhidas a partir de Facebook para mostrar uma «qualificação Identificada» através de números de 1 a 100, que são atribuídos ao utilizador, à sua empresa e actual universidade. Essa pontuação também pode ser associada a características como qualidade do ambiente de trabalho, por exemplo.
Quanto mais informações adicionar à sua trajectória educacional e profissional mais pontos acumula no Identified. Essa classificação ajuda os profissionais a analisarem as suas competências e experiências para determinados tipos de vagas.

4. Jobvite
A aplicação Jobvite do Facebook permite aos utilizadores encontrar, consultar e avaliar oportunidades de emprego com os amigos, candidatar-se a vagas e ver o seu status no processo de contratação a qualquer momento. Esse recurso cria «uma relação positiva e transparente para empresas e candidatos», informa a empresa Jobvite.
Pode-se procurar por empregos de acordo com uma palavra-chave ou lugar. Os resultados vão listar o nome da empresa, a posição, a data em que a vaga foi publicada e se a sua rede está ligada ao empregador que está a recrutar profissionais.



fonte: diariodigital.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...