MENSAGENS RECENTES DO BLOG

5 de março de 2013

Descobriu que lhe deram uma nota falsa. Saiba o que fazer

Notas Falsas

Se estranhar a qualidade de impressão ou mesmo o toque do papel, existem três passos que deve ter em consideração:

1- Retenha os dados da pessoa ou loja que passou a nota, assim como as circunstâncias em que se deu a troca. Em seguida, dirija-se à polícia judiciária, ao Banco de Portugal ou a uma instituição financeira para verificar a autenticidade da nota. Por fim, relate as circunstâncias em que esta lhe foi entregue.

2- Lembre-se que está situação vai ser da sua total responsabilidade. Se por acaso pensar em utilizar essa nota - reparou que é falsa e está a pensar em trocá-la -, saiba que está a cometer um crime com pena de prisão que pode ir até cinco anos, independentemente de se tratar de uma nota de 5 ou 500 euros.

3- Assim que reparar que tem uma nota falsa, dirija-se imediatamente a uma das entidades responsáveis e reporte o caso.

Como identificar notas falsas:1- Verifique o hologramaIncline a nota. Nas notas de 5 10 e 20 euros o holograma mostra o número que representa o valor da nota e o símbolo €. Nas notas de 50, 100 ou 500 pode ver o número que representa o valor da nota e uma janela ou pórtico.

2- Confira o papel para ver se a nota é verdadeiraAo tocar no papel consegue perceber se a nota é verdadeira ou falsa. A sua espessura é firme e ligeiramente sonora. Se passar os dedos pela frente da nota, notará que a impressão é mais espessa em algumas partes.

3- Analise o filete segurançaQuando segura a nota contra a luz, pode verificar uma linha escura, situada mais ou menos a meio da nota.

4- Verifique a marca de águaA marca de água – situada do lado esquerdo - é produzida consoante a espessura da nota. Se segurá-la contra a luz, na parte não impressa, pode ver um conjunto de sombras que formam uma imagem e o número que representa o valor da nota. A transição entre as áreas escuras e claras é gradual. Se colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras.

Fonte: Banco de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...