MENSAGENS RECENTES DO BLOG

18 de março de 2013

Como pesquisar trabalho na Internet

Procurar Emprego na Internet


Portugal conta mais de 920 mil desempregados, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Este novo recorde nacional fura as previsões do Governo. Comece já a pesquisar trabalho com as melhores dicas.


Início

Adote uma atitude proativa e explore as oportunidades com energia e motivação. Aproveite a situação para valorizar as qualificações. Objetivo: voltar ao mercado de trabalho o mais rapidamente possível.
Entre jovens e licenciados, os números são flagrantes. Para muitos, a Internet é a solução imediata para começar. Na rede, tudo é mais fácil, rápido e barato. Mas algumas ofertas não passam de fraudes. Redobre os cuidados. Como pretende arranjar emprego e não ficar com mais despesas, recuse pagar para trabalhar.
Os incentivos à criação do próprio emprego podem ser uma saída se deseja o sucesso com base no talento empreendedor.


Dicas para começar


Complete e atualize os campos do seu currículo virtual. Ganhará visibilidade nas páginas. Quando escrever, faça como se estivesse numa entrevista de trabalho. Partilhe os dados que podem ajudar. Comece por criar uma conta de correio apenas para pesquisar trabalho.
Em matéria de salário, pense antes de apresentar um número. As empresas podem não considerar quem exige muito e, se pedir pouco, aproveitar para propor um salário baixo logo à partida. Informe-se dos valores pagos no setor e para o posto concreto ao qual se candidata. Introduza o valor bruto anual em euros.
Nalgumas páginas, pode anexar cartas de recomendação ou certificados de línguas. Envie o que se relaciona com o tipo de trabalho ao qual se candidata. Esqueça a informação sem mais-valia.
Ao entrar numa oferta, terá de responder às questões sobre o nível de um idioma, o conhecimento da área ou a experiência. Servem de filtro para afastar candidatos. Não minta, nem se subvalorize.
Na Internet é fácil inscrever-se em 100 ofertas numa hora. As empresas que contratam os serviços destas páginas podem analisar o historial e saber quantas vezes se candidatou. Se descobrirem que se “ofereceu” para 3 postos diferentes dentro da mesma empresa, perde credibilidade.
Evite procurar emprego durante o horário de serviço, se ainda tem trabalho e o deseja manter. Use apenas o número e correio eletrónico pessoais.


Sites de pesquisa


O funcionamento das páginas é idêntico: tem de registar-se (basta uma conta de e-mail) e preencher os dados do currículo para começar a pesquisar. Pode ver as propostas mais recentes ou pesquisar pelas palavras-chave e o nome da cidade. Pode ainda saber o tipo de contrato e horário (a tempo inteiro ou parcial).
Quanto mais tráfego online, mais movimento e maior eficácia. Comece nalgumas das páginas mais populares e visitadas por cá. Além da Bolsa de Emprego Público e da página Netemprego do Ministério da Economia e do Emprego, destacamos outras utilizadas por quem procura emprego e candidatos. Teste e faça desta lista uma ferramenta ao seu serviço.

www.bep.gov.pt. www.bep.gov.pt.
www.netemprego.gov.pt. www.netemprego.gov.pt.
www.iefp.pt. www.iefp.pt.
aeiou.expressoemprego.pt. aeiou.expressoemprego.pt.
www.itjobs.pt. www.itjobs.pt.
www.cargadetrabalhos.net. www.cargadetrabalhos.net.
www.empregosonline.pt. www.empregosonline.pt.
www.net-empregos.com. www.net-empregos.com.


Páginas especializadas


As empresas estão saturadas pelo grande número de ofertas e candidatos. Muitas especializaram-se por áreas. Por exemplo, as páginas de recrutamento focam os esforços na pesquisa de candidatos para vagas ou postos de quadros médios e superiores.
Na área das tecnologias e informática, um perfil muito específico domina as atenções em páginas como o IT Jobs e o TecnoEmprego.
Na área da comunicação, design e criatividade, as poucas ofertas à vista são sérias e especializadas. Comece a procura em Carga de trabalhos ou Creativepool, por exemplo.
Com propostas menos interessantes, as empresas de trabalho temporário são cada vez mais uma solução.


Redes sociais


O Facebook, Twitter e Linkedin podem ajudar, mas multiplique os cuidados ao decidir o que publica. São uma alternativa para ligar-se a outras pessoas, partilhar informação e conhecer oportunidades.
Aumente a visibilidade através da rede de contactos. Adicione conteúdos e informação ao currículo. Verifique se cada perfil está completo e inclui os pontos fortes, bem como experiências de êxito.
O Linkedin é uma rede para pesquisar trabalho e comunicar com outros profissionais. Recomendamos que abra um perfil e reproduza o CV. Amigos, antigos companheiros, conhecidos e desconhecidos: é o ideal para fazer contactos. No Linkedin podemos dar e pedir referências. Esta rede dá a oportunidade de contactar os responsáveis da empresa, incluindo colaboradores dos recursos humanos.
O Linkedin é o irmão profissional do Facebook. A linguagem deve ser formal. Escolha com cuidado o que pretende partilhar. Construa a sua rede e ligue-se às pessoas que conhece, como o antigo chefe ou um colega de trabalho na área. Manter as ligações é essencial para abrir as portas do mercado.
Mostre o seu talento com resultados. Atualize os contactos e as definições de privacidade. Atualize o perfil ativamente.


fonte: deco.proteste.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...