Antes de começar a escrever o seu e-mail formal deve pensar no seu destinatário. Analise quem vai receber o e-mail para que o tom da abertura da mensagem se adeque depois ao corpo do e-mail.
Palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.” no início do e-mail são essenciais para demonstrar respeito e cordialidade. Quando se sabe o nome do recetor da mensagem deve-se falar à pessoa diretamente, dizendo de seguida o seu nome. Quando não se sabe este nome, deve-se segmentar a comunicação em género, para se evitar escrever um e-mail genérico e impessoal onde constantemente se refere a uma pessoa sem género (com repetitivos “Exmo(a)” Sr(a)”).
No e-mail formal, a regra é dirigir-se à pessoa de acordo com o seu cargo, como por exemplo “Dr(a)., diretor(a) de…”, ou “Sr(a), responsável por...”.
Fuja depois a clichés como “venho por este meio” e comece em vez por uma saudação cordial ou com um texto mais criativo. Se necessário, apresente-se logo no início do texto. O essencial é contextualizar o e-mail rapidamente, para o destinatário não se perder no assunto do e-mail.
Como começar um e-mail formal em inglês
Para escrever um e-mail formal em inglês deve seguir as mesmas regras com os seus equivalentes na língua inglesa. Pode começar por dirigir-se ao destinatário com expressões como “Dear Mr./Ms.,” ou “To whom it may concern,” no caso de não saber o nome da pessoa que vai receber o e-mail.
“I am writing because…” e ““I am writing in reference to…” são duas formas de começar a escrever o email formal em inglês.
in economias.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.