A alimentação representa uma das maiores fatias do orçamento mensal de qualquer pessoa e, embora não seja possível deixar de comer, é possível e bastante fácil começar a poupar dinheiro na cozinha.
- Poupar na cozinha começa por aprender a poupar nas compras de supermercado: desde ir com uma lista previamente feita, fazer as compras de barriga cheia, sem crianças e aproveitando os cupões e promoções, são muitos os truques que o podem aliar na hora de abastecer o frigorífico e a despensa.
- Não vá ao supermercado durante uma semana e cozinhe exclusivamente com aquilo que tiver na cozinha – para além de poupar dinheiro, irá esvaziar o seu stock de alimentos, descobrindo produtos que talvez já nem se lembrava que tinha.
- Poupe muito dinheiro em fruta e legumes, bastando para isso comprar este tipo de alimentos exclusivamente dentro da sua época própria – para além de poupar dinheiro, a fruta e os legumes são mais saborosos quando são sazonais.
- Cozinhe apenas o que vai comer, para não desperdiçar – isto passa por ter um congelador organizado com as porções certas para a família em questão.
- Por outro lado, se cozinhar em grandes quantidades e depois congelar para várias refeições vai poupar energia.
- Aproveite toda a comida que sobra: para almoçar no dia seguinte ou para juntar tudo num tacho e fazer uma omeleta ou uma massa. Use a sua imaginação e crie novas e saborosas receitas para os restos de comida.
- Poupar na cozinha também passa pela forma como se cozinha. Aprenda a poupar gás: cozinhe com os testos nas panelas e numa boca do fogão adequada ao tamanho do tacho; use a panela de pressão; não encha as panelas com demasiada água; depois da fervura, reduza a chama do fogão; ligue a boca do fogão apenas quando a panela estiver pronta para cozinhar e desligue-a 10 minutos antes do tempo previsto para finalizar a cozedura sem desperdício.
- Evite comprar bolos e sobremesas já prontas, opte antes por confecioná-las você mesmo. O resultado? Um doce caseiro por metade do dinheiro!
- Para poupar nas despesas com carne e peixe, faça uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana.
- Tenha sempre uma panela de sopa feita – para além de ser um alimento económico, saudável e saciante, basta congelar em tupperwares individuais para ter sempre à mão.
- Sempre que tiver de aquecer alimentos, opte pelo micro-ondas em vez do forno ou do fogão.
- Confecione o seu próprio pão.
- Escolha receitas que tenham os mesmos ingredientes em comum, ou seja, se comprou um naco de queijo parmesão para fazer uma lasanha, procure alternativas para o acabar de gastar: numa salada ou omeleta por exemplo.
- Sempre que possível, adquira os seus alimentos diretamente dos produtores.
- Deixe os alimentos descongelar naturalmente em vez de os colocar no micro-ondas ou debaixo de água quente a correr.
- É possível congelar praticamente qualquer alimento, por isso, se tiver alguma coisa em excesso ou passível de se estragar, lave, arranje e congele. O mesmo se aplica a enlatados – se tiver uma lata de cogumelos próxima da data de validade, cozinhe-os, preparando um molho, por exemplo, e depois congele.
- Uma boa sanduíche – com queijo, fiambre, ovo, tomate e alface – é uma receita rápida e económica. Junte-lhe uma sopa e uma fruta e terá uma refeição completa low-cost.
- Gastar menos eletricidade na cozinha passa por manter o frigorífico e o congelador cheios e limpos. Para além disso, evite manter as suas portas abertas durante muito tempo enquanto retira ou coloca alimentos nos mesmos. Uma dica económica é juntar tudo o que tiver para guardar ou retirar do frigorífico e fazê-lo de uma só vez.
- Utilize menos carne ou peixe, optando por uma maior quantidade de ingredientes mais económicos como legumes dentro da época, arroz ou massa.
- Pesquise receitas económicas na Internet ou em livros de culinária – existem muitas opções para se poder comer bem, mesmo a baixo custo.
in saberpoupar.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.