Por exemplo, se quiser revisitar a Expo 98 ou o Euro 2004 pode fazê-lo neste arquivo. São 1,590 mil milhões de ficheiros, num arquivo gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
"Esta plataforma desenvolve, a nível da Internet nacional, um papel equivalente ao do Internet Archive", explica a FCCN, permitindo pesquisar páginas publicadas no passado ou que contenham determinadas palavras, ou ainda aceder ao histórico de versões arquivadas de uma determinada página.
Pedro Veiga, presidente da FCCN, diz que a internet "tem vindo a substituir a imprensa como meio privilegiado de publicação" e que existem cada vez mais publicações exclusivamente online.
“Mas muitos conteúdos têm uma existência efémera e isso pode ser um problema para alguns tipos de conteúdos. Cerca de 50% dos conteúdos disponíveis hoje passam a estar indisponíveis passados apenas 2 meses e 80% dos conteúdos são alterados ou desaparecem passado um ano", revela o professor.
A "Web portuguesa" é composta por todos os conteúdos alojados sob o domínio .pt e outros classificados como de "manifesto interesse para a comunidade portuguesa." Qualquer cibernauta pode ainda sugerir o arquivo de sites com conteúdo relevante.
Aceda aqui à página de sugestões.
in dinheirovivo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.