Se este é o seu caso, se começa a ter dificuldades em pagar os seus compromissos financeiros mensais ou então já existem prestações que não consegue regularizar, é altura de pedir ajuda. Neste caso, quanto mais cedo procurar auxilio melhor, não deverá esperar entrar em incumprimento bancário para agir. Conheça algumas entidades que o podem ajudar a negociar com os bancos.
Apoiare
A Apoiare é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é ajudar os cidadãos com problemas de endividamento a terem acesso a técnicos especializados, que os ajudem a resolver os problemas, quer seja diretamente ou através de protocolos com terceiros.A primeira consulta de análise, que inclui a análise do orçamento familiar, avaliação do nível de endividamento, enquadramento psico-social e a definição de um Plano de Recuperação Económico-social, é gratuita. Para ter acesso aos restantes serviços, é necessário pagar uma quota anual de 35 euros.
GAS
O Gas é o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividamento da Deco, cujo objetivo é prestar apoio aos consumidores com problemas de sobre-endividamento. A Deco faz uma análise da situação do sobre-endividado e entra em contacto com as entidades credoras com o objetivo de reestruturar as dívidas, de forma a que o consumidor consiga cumprir com as suas obrigações financeiras.Esta ajuda não se estende a pessoas que tenham dívidas de natureza fiscal, como seja de IRS, IRC, IVA e à Segurança Social.
GOEC
O GOEC – Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores, resulta de um protocolo entre o Governo e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e foi criado para acompanhar e aconselhar as famílias no recurso ao crédito e na recuperação de situações de insolvência. Aqui é disponibilizado aconselhamento aos consumidores e prestam apoio gratuito em processos de renegociação de créditos com os bancos e outras instituições financeiras.GAT
Quando a negociação das dívidas já não é possível, existe a hipótese da insolvência, que evita a penhora de bens. Para orientar as pessoas nesse sentido, existem os GAT – Gabinetes de Apoio Técnico, que prestam ajuda e acompanhamento em reestruturação, recuperação e insolvência de empresas e particulares.Estes esclarecem e ajudam consumidores que estejam com dificuldades em cumprir as suas obrigações. Os gabinetes são ainda úteis no acompanhamento dos utentes que já estejam demasiado endividados sobre os instrumentos e possíveis soluções que evitem o incumprimento generalizado, os tribunais e a penhora de bens. Saiba mais no site www.insolvencia.pt.
Fundação Agir Hoje
A Fundação Agir Hoje é uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, que trabalha com pessoas que estão sobre-endividadas ou com problemas financeiros, numa abordagem diferente, que coloca a pessoa no centro e não a dívida.Porque uma situação de sobre-endividamento não é apenas um problema de dinheiro, e afeta radicalmente toda a vida da pessoa, o seu bem-estar, a família e a forma como a sociedade o encara, um dos objetivos da fundação é promover grupos de entreajuda para pessoas que estão nesta situação. A participação nos grupos de entreajuda é gratuita, voluntária e confidencial.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.