São novas regras do Banco de Portugal, impostas à banca a partir de agora. Os bancos têm de estar alerta e atuar ao mínimo
sinal de que o cliente corre o risco de deixar de pagar o empréstimo.
Para
prevenir o incumprimento, a banca passa
a estar obrigada a dispor de meios
informáticos capazes de identificar factos que apontem para uma
degradação da capacidade
financeira do cliente.
Identificado o perigo, é dado o alerta: os bancos têm um prazo de 10 dias para contactar
o cliente, dando conta do risco de virem a falhar com os respetivos créditos.
Ao
cliente, é pedido que não deixe
para amanhã o que deve fazer desde
logo. Sempre que o perigo esteja à espreita, pode e deve comunicar ao
banco a situação,
antes que se torne irremediável.
Aos funcionários do banco, cabe estarem bem atentos e devem reportar o risco de
forma a que a situação possa ser analisada de modo rápido.
A
banca fica obrigada a propor soluções adequadas, caso
a caso. Em primeiro lugar, há que
verificar se a situação financeira do cliente permite um reajustamento
das despesas em função
do orçamento.
A renegociação do crédito é outra alternativa possível.
fonte: agenciafinanceira.iol.pt
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