Quem quer vender casa está numa posição mais vulnerável. Conheça algumas dicas que podem facilitar a tarefa.
Mesmo em tempos de crise, existem pequenos detalhes que podem fazer
toda a diferença para conseguir vender uma casa mais rápido e a um
melhor preço. O Diário Económico reuniu seis dicas, com base na opinião
de especialistas do mercado imobiliário, que o podem ajudar nessa
missão.
1. Conheça o mercado:
Antes de colocar à venda o
seu imóvel deve fazer uma pesquisa para perceber qual o seu valor real
bem como as possibilidades de o conseguir vender. Entre os aspectos que
mais valorizam uma casa incluem-se a zona, a tipologia, a posição em
relação ao sol e o estado de conservação. Analise também se o mercado de
arrendamento é uma alternativa para si.
2. Definir um "preço justo":
Se colocar um preço
demasiado alto à sua casa, ninguém vai querer sequer visitá-la. Para
evitar dissabores deve estabelecer por isso um preço que seja bom para
si, mas que o ajude a encontrar o comprador certo. Para tal tenha em
consideração o valor de propriedades semelhantes recentemente vendidas
na sua área e estude as tendências do mercado imobiliário. Não se
concentre demasiado nos preços dos imóveis à venda já que estes podem
estar no mercado há muito tempo precisamente por terem um preço muito
alto.
3. A ajuda das mediadoras imobiliárias
Recorrer
ao serviço das imobiliárias tem um custo acrescido, já que implica o
pagamento de uma comissão. No entanto, a ajuda de um profissional poderá
ajudar a acelerar o processo de venda. Como explica Miguel Poisson, "as
imobiliárias têm armas que os particulares não têm em termos de
divulgação e serviços complementares". Podem colocar a casa em várias
plataformas de venda, como a internet ou a montra da agência, mas também
podem ajudá-lo a tratar dos procedimentos legais até à escritura da
casa. Mas, os especialistas das imobiliárias alertam que existem
situações extremas. Colocar a casa em muitas imobiliárias também pode
dificultar o processo de venda e dar um sinal de "desespero" aos
potenciais compradores.
4. Reparações q.b.
Os pequenos melhoramentos
podem valorizar o imóvel e ajudar no processo de venda. Contudo, os
especialistas alertam que em exagero este tipo de intervenções pode
afastar compradores. Estes podem pensar que há problemas maiores que não
podem ver e que poderá obrigá-los a gastar posteriormente mais
dinheiro. Como explica Miguel Poisson, "às vezes as pessoas pensam que
ao pintar o imóvel todo vão conseguir vender melhor, mas o comprador
pode pensar que o objectivo foi esconder eventuais infiltrações e isso
pode afastá-lo".
5. A importância da primeira impressão:
Estudos
mostram que um comprador forma a sua opinião sobre o imóvel nos
primeiros 90 segundos da visita. Para esta avaliação contribuem
sobretudo pormenores como o cheiro, a limpeza, a arrumação do espaço ou
uma boa luz. Por exemplo, se a luz do sol incidir sobre a sua casa da
parte da tarde, procure marcar as visitas para essa altura. É neste
contexto que a experiência de profissionais pode ser uma mais-valias. As
empresas de ‘home staging' ajudam a preparar um imóvel de forma a
torná-lo mais atraente para os potenciais compradores. Segundo alguns
estudos norte-americanos, imóveis que foram preparados com ‘home
staging' vendem-se em média duas vezes mais rápido face aos que não
sofreram intervenções deste tipo.
6. Não compre antes de vender:
Os tempos não
estão fáceis para quem quer vender casa. Mais complicada ainda pode
ficar a sua situação se já tiver adquirido entretanto outro imóvel. Isto
pode pressioná-lo a baixar o preço de venda e a concretizar um negócio
em condições mais desfavoráveis. É importante ter ainda em consideração
que passa a ter encargos com dois imóveis.
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