Os carros de alta cilindrada vão ter um agravamento de Imposto Único
de Circulação (IUC) de 10%, segundo a versão preliminar da proposta de
lei do Orçamento do Estado para 2013, a que a Agência Lusa teve acesso.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, cumpre assim o que prometeu na
apresentação da quinta avaliação da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo
Monetário Internacional e Banco
Central Europeu), quando anunciou um novo conjunto de medidas de
austeridade, nomeadamente um aumento de impostos para carros de alta
cilindrada.
O IUC, segundo a versão preliminar, vai ser revisto em
alta com um aumento de 1,3% no carros menos potentes e com menos
emissões. Ou seja, os veículos com uma cilindrada até aos 2.500 cm3 e
emitam até CO2 de 180 gramas por quilómetro, como são, por exemplo, um
Volkswagen Golf, um Opel Corsa, um Renault Clio ou mesmo um Peugeot 508,
terão um agravamento de 1,3% do imposto de circulação.
Na
componente ambiental, os carros de cilindrada entre os 1.750 e os 2.500
cm3 veem o seu imposto de circulação agravado em também mais 10%.
Já
os carros com cilindradas superiores a 2.500 cm3 e que emitam mais de
180 gramas por quilómetro de CO2, como são, por exemplo, um Mercedes C
350 ou um Audi A4 All Road 3.0 TDI, vão ter um agravamento de 10% no
IUC.
In.www.dinheirovivo.pt
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