Num estudo efetuado, a associação concluiu que mais de 40% dos contadores de eletricidade multi-tarifa em Portugal têm desacertos superiores ao permitido, que podem ir dos três minutos a uma hora por ano, com a fatura a ser paga pelos consumidores.
Ana Tapadinhas, da Deco, disse esta quinta-feira à TVI que identificou falhas em pelo menos 31 tipos de contadores, quando a EDP tinha registado erros apenas em dois aparelhos diferentes.
Já a elétrica diz-se empenhada na concretização de uma auditoria independente aos contadores, que deverá estar concluída brevemente. E a ERSE espera ter resultados das três auditorias que está a levar a cabo nos próximos meses.
Mas como a Deco têm estado a receber queixas diariamente - 9 mil nos últimos 5 meses - decidiu ir para o terreno. Fez um estudo e concluiu que há 43 por cento dos contadores bi-horários da elétrica que estão desacertados.
Mais: 71,4% desses contadores tinham diferenças no relógio inferiores a 10 minutos e 43% inferiores a 3 minutos. 5,3% eram superiores a uma hora.
Em Junho, a EDP reconheceu irregularidades, mas alegou que apenas 12% dos clientes foram afetados, sendo que anunciou que iria indemnizá-los.
Agora, o número de consumidores a reclamar é bastante superior e atinge muito mais modelos.
A associação pede, por isso, que todos os clientes afetados sejam indemnizados pela EDP e não apenas os 100 mil que já foram admitidos pela empresa.
A Deco exige ainda que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresente o quanto antes a auditoria feita sobre este tema.
In: www.agenciafinanceira.iol.pt
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