MENSAGENS RECENTES DO BLOG

1 de novembro de 2012

Conservar alimentos no congelador


Se não pretende consumir os alimentos no prazo de uma semana, conserve-os no congelador, sobretudo a carne ou o peixe. Aqui ficam alguns conselhos práticos.


Para congelar alimentos, é imprescindível que o seu congelador tenha quatro estrelas (os de três apenas servem para conservar alimentos já congelados).
Ao contrário da parte frigorífica, no congelador, é indiferente o local onde coloca os alimentos, pois a temperatura deve ser uniforme em todo o compartimento.
Preparação dos alimentos
  • Se pretende conservar determinados alimentos, nomeadamente por congelação, o factor tempo é fundamental: quanto antes o fizer, melhor será a qualidade do alimento. Antes de tudo, certifique-se de que está em boas condições. De seguida, prepare-o. A preparação do alimento depende, obviamente, da sua natureza.
  • Lave as hortaliças com água abundante e elimine as partes não comestíveis. Se pretende congelá-las, mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver e passe-as, em seguida, por um banho de água fria. Desta forma, destruirá as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzirá o número de microrganismos nocivos e conseguirá manter a cor.
  • O processo de preparação da fruta seria o mesmo do que para as hortaliças. Mas é raro congelar a fruta, nomeadamente por perderem a sua textura característica.
  • No caso da carne, convém retirar os ossos, a gordura excessiva e os tendões. No caso do peixe, limpe-o, escame-o, tire as tripas e a cabeça.
  • Se pretende congelá-los, corte-os no tamanho que pretende para cozinhá-los.
  • Se tenciona preparar um guisado (por exemplo, de ervilhas), para consumir só no dia seguinte, o melhor é não terminar a cozedura. Guarde os últimos 10 minutos de cozedura para a altura em que vai consumi-lo, de modo a evitar que fique com uma textura demasiado seca. Se pretende congelá-lo, nunca introduza os alimentos quentes directamente no congelador: deixe-os arrefecer primeiro à temperatura ambiente. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo, pois os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.
Regule o termóstato
Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Alguns aparelhos vêm já equipados com um botão específico para congelação rápida. Uma vez os alimentos colocados no congelador, mantenha esta temperatura do congelador durante mais 24 horas, após as quais deverá voltar a baixar o termóstato para a sua temperatura habitual (-18ºC).
Quanto à descongelação, não deve ser feita à temperatura ambiente. Siga antes uma das seguintes opções:
  • coloque o alimento no frigorífico na véspera;
  • se o alimento estiver num recipiente, mergulhe-o numa bacia com água quente;
  • utilize o microondas;
  • no caso de verduras ou de peixe, pode cozinhá-los directamente.
Uma vez o alimento descongelado, deverá consumi-lo quanto antes. E lembre-se de que nunca se deve congelar um alimento duas vezes: perderia as suas propriedades nutritivas.
Durante quanto tempo?
Com o passar do tempo, o alimento perde o seu sabor, cor, textura e valor nutritivo. O prazo aproximado para tal acontecer varia de alimento para alimento. Assim, aconselhamo-lo a colocar uma etiqueta no alimento que vai congelar, com a indicação do tipo de alimento em questão e a respectiva data de validade.
Período máximo de conservação no congelador (-18ºC):
  • 12 meses, a carne de vaca e a maioria das hortaliças;
  • 10 meses, o frango;
  • 8 meses, a carne de borrego, o queijo de pasta mole e a fruta em calda;
  • 6 meses, a carne de porco, a de caça, os peixes brancos (pescada, dourada, etc.), ovos, manteiga, tartes e salgados;
  • 3 meses, peixes azuis (sardinha, cavala, etc.), marisco, natas, massa para bolos, pão, bolos, pratos cozinhados e congelados industriais;
  • 2 meses, carne picada e salsichas. 


Fonte: www.deco.proteste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...