MENSAGENS RECENTES DO BLOG

2 de novembro de 2012

Aplicação para iPhone ajuda apanhadores de cogumelos a identificar as espécies


A Associação Micológica "A Pantorra" está a desenvolver, em parceria com um especialista em informática, uma aplicação para iPhone, que vai servir como guia de campo para a apanha e identificação de cogumelos na região nordestina.


"Uma vez que o conhecimento dos cogumelos para a maioria de pessoas é reduzido, centramos esta aplicação em espécies que abundam no nordeste transmontano, mas que poderá ser utilizada em outra regiões do país, já que há espécies semelhantes", contou à Lusa o autor do projeto, Álvaro Monteiro.
Nesta primeira fase do projeto, considerado "pioneiro" em Portugal, foi criada uma lista com 34 espécies de cogumelos, as quais foram fotografadas e identificadas pelos micólogos da associação "A Pantorra", de forma "a melhor elucidar" quem por esta altura do ano se dedica a apanha destes fungos.
De futuro, a aplicação será dotada de um sistema de GPS para que os utilizadores, à medida que vão apanhando os cogumelos, possam fazer a marcação dos locais, para assim se perceber onde proliferam as espécies. 
"A ideia deste projeto será elevar o nível médio de conhecimentos acerca dos cogumelos e ajudar a prevenir eventuais intoxicações provocadas por algumas espécies", acrescentou o técnico. 
Para já, a aplicação estará apenas disponível para o sistema iPhone e por enquanto não há a possibilidade de ser aplicada a outros "smartphones," em território nacional. 
"A ideia passa por ter disponível uma lista de cogumelos que vai sendo selecionada pelo utilizador, enquanto vai visualizando fotografias para assim, inequivocamente, poder apanhar a espécie desejada e sem erro, já que a mesma pode ser comparada no terreno", frisou Álvaro Monteiro.  
A cada fotografia está associada uma descrição técnica resumida para que cada apanhador, de forma rápida, possa verificar se o cogumelo é, ou não, comestível. 
"Haverá uma iconografia apropriada inserida no programa que ajudará a identificar os cogumelos e uma descrição textual e precisa que ajudará a perceber os perigos e as características que lhes estão associados", concluiu o mentor da iniciativa. 


Fonte: www.sicnoticias.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...