MENSAGENS RECENTES DO BLOG

4 de novembro de 2012

Estas 10 empresas estão à procura de professores portugueses


No que toca a oferta de emprego, os professores portugueses lidam com um dos cenários mais complicados das últimas décadas. Se por um lado a reorganização da rede escolar fez cair o número de professores necessários no sector público, a crise afugentou alunos do sector privado, que também travou o recrutamento de novos docentes. Assim sendo, que podem os professores portugueses fazer? 


Natacha Castro, professora de Português no 3º ciclo e secundário, e desempregada há uns meses, não consegue apontar nenhuma oportunidade. “Os centros de estudo e de explicações [que representam grande parte da oferta para professores neste momento] não propõem contratos aos professores” descreve, “apenas regimes precários, porque é uma incógnita o número de alunos que podem pedir apoio a uma disciplina. Estes trabalhos podem servir de complemento a alguém que já esteja a trabalhar noutro sítio - o que, por si só, é obviamente insuficiente.”
E emigrar é uma opção para os professores? “A emigração pode ser uma realidade nalgumas áreas, mas por exemplo, na minha área é muito difícil, sobretudo depois de os professores de português no estrangeiro terem visto os seus contratos interrompidos sem qualquer outra razão que não a de poupar dinheiro.”
A descrição não é encorajadora, mas é verdade que ainda existem algumas oportunidades para quem queira fazer do ensino a profissão. Aqui e no estrangeiro, em mais do que uma área e disciplina, estas são algumas das empresas que andam à procura de professores. Em alguns casos, especificamente de professores portugueses.



In: www.dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...