MENSAGENS RECENTES DO BLOG

14 de novembro de 2012

Alunos do ensino secundário vão poder estagiar nas empresas públicas


IEFP assinou hoje protocolo para reforçar a oferta de formação profissional. Alunos vão estudar e estagiar nas empresas do Estado 

As empresas da administração do Estado vão passar a receber os alunos do ensino técnico-profissional em regime de estágio.  A medida foi hoje anunciada no ministério da economia e envolve as empresas públicas ANA, CP, CTT, Estradas de Portugal, Metro, STCP, TAP, NAVE, Refer e Transtejo.

Com este projeto o Governo pretende chamar mais alunos para a aprendizagem de uma profissão, com foco na formação prática e diversificação das ofertas formativas de dupla certificação no ensino secundário, o ensino dual. 
Na assinatura do protocolo, o secretário de Estado dos transportes sublinhou que "o Estado tem colocar as suas empresas ao serviço da economia".  
Com esta alavanca para o ensino dual, as previsões do Executivo apontam para mais de 30 mil jovens a frequentar o modelo durante este ano, em 2015 querem que o número passe para 50 mil. Em 2020 o objetivo é chegar aos 100 mil alunos. 
"As perspectivas são particularmente positivas", adiantou o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, que lembrou a popularidade do sistema na Alemanha, Suíça, Áustria e França. 
O que deve saber: 
60% aulas teóricas;
40% aulas práticas;
Duração 3 anos;
Atribuição de bolsa no valor de 10% da Indexante de Apoio Social, 42 euros ao mês;
Ao fim do primeiro ano é escolhida a empresa que irá acolher o aluno;
Mais de 5600 empresas associadas;

In: www.dinheirovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...