MENSAGENS RECENTES DO BLOG

27 de novembro de 2012

Como poupar energia com os electrodomésticos?



A crescente qualidade de vida e conforto das pessoas conduz normalmente a maiores gastos energéticos, e por isso torna-se necessário inovar e racionalizar o consumo de energia. Esta é uma realidade que se está a estender a todas as áreas da vida das pessoas.

A nível doméstico é possível reduzir significativamente os consumos energéticos tendo alguns cuidados e seguindo algumas regras de bom-senso. E então porque não começar logo no momento da compra dos electrodomésticos?

Em termos energéticos, os electrodomésticos são classificados de acordo com a sua eficiência, numa escala que vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Nalguns casos é utilizado ainda o sinal (+) e (++), para uma maior diferenciação entre as classes. Assim, no momento da compra repare na etiqueta energética presente nos equipamentos e opte por electrodomésticos mais eficientes. Apesar de serem geralmente mais caros, o investimento será rentabilizado na poupança mensal que irá sentir na sua factura de electricidade. Além disso, além de serem mais eficientes energeticamente são também mais eficientes no uso da água (caso das máquinas de lavar) e fazem menos ruído. Assim, estará a contribuir para a optimização do desempenho energético-ambiental da sua habitação.

Antes de comprar por exemplo um frigorífico pense objectivamente nas suas necessidades familiares e compre um aparelho de dimensão adequada para armazenar os produtos necessários. Se comprar um frigorífico demasiado grande, para depois usá-lo apenas a “meia carga”, irá estar a consumir mais energia desnecessariamente. O mesmo é válido para as lavagens de roupa e louça. Coloque as máquinas a funcionar apenas quando estiverem cheias.

No caso de usar bastante electrodomésticos de grande consumo como máquinas de lavar roupa e louça, máquinas de secar, entre outros, poderá poupar algum dinheiro optando pelo tarifário eléctrico bi-horário (em vez do tarifário simples), desde que depois use esses equipamentos no horário mais económico.

Tendo em conta que, em média, os frigoríficos e congeladores são responsáveis por 18% da factura energética familiar, a preparação de refeições por 16% e a lavagem mecânica por 6%, poderá conseguir uma poupança significativa ao seguir os conselhos aqui descritos.

fonte ruadireita.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...