MENSAGENS RECENTES DO BLOG

24 de novembro de 2012

DECO denuncia: Combustíveis low e premium só diferem no preço


A Deco testou os combustíveis comercializados em Portugal e chegou à conclusão que os consumidores andam a pagar demasiado
A DECO testou os vários combustíveis diesel comercializados em Portugal, "do low cost ao premium" para concluir que os mais baratos não prejudicam o motor.

Apenas o preço é diferente, diz a DECO, que lembra que os consumidores estão a pagar mais sem necessidade. Nem a produtividade é menor, nem a manutenção exigida é maior, muito menos o rendimento do carro se altera. Os combustíveis aditivados não diferem dos outros.
Para o estudo hoje divulgado a DECO adquiriu quatro automóveis que alterou de forma a ficarem iguais. Cada depósito de gasóleo foi atestado com gasóleo: Galp Force, Galp hi-energy, Jumbo e Intermarché.
Os carros foram, depois, testados por pilotos profissionais. "Se os pilotos profissionais não notam diferenças, ninguém nota", afirmou Jorge Morgado da DECO. 
Posteriormente os quatro veículos foram submetidos a provas de pista e medição de consumo e desmontados todos os componentes para desvendar os impactos no motor. 
Testes finalizados, a Direção do Consumidor concluiu que 'premium ou low cost é igual ao litro'. Como demonstraram hoje, tanto o gasóleo de baixo custo, como o regular ou premiu, após 12 mil quilómetros percorridos exibem consumos muito idênticos. Também ao nível do motor as diferenças foram mínimas. O preço é a única diferença, já que aos 1500 quilómetros há uma distância de 200 euros/ano entre Jumbo e Hi-energy.
Vítor Machado, Coordenador Técnico do teste explicou, à margem da apresentação, que neste momento ainda só foi efectuado o estudo para gasóleo mas sublinha que "tudo leva a crer que será igual na gasolina. Os processos são os mesmos, as empresas as mesmas e portanto se não obtivemos conclusões diferenciadas nos gasóleos, tudo indica que não será diferente no caso da gasolina."

In: www.dinheirovivo.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...