MENSAGENS RECENTES DO BLOG

7 de novembro de 2012

Deco: mais de 40% dos contadores da EDP têm desacertos


A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) encontrou irregularidades nos equipamentos de clientes da EDP com tarifas bi e tri-horárias. Decidiu, por isso, denunciar os erros nos contadores e nas contas da elétrica.

Num estudo efetuado, a associação concluiu que mais de 40% dos contadores de eletricidade multi-tarifa em Portugal têm desacertos superiores ao permitido, que podem ir dos três minutos a uma hora por ano, com a fatura a ser paga pelos consumidores.

Ana Tapadinhas, da Deco, disse esta quinta-feira à TVI que identificou falhas em pelo menos 31 tipos de contadores, quando a EDP tinha registado erros apenas em dois aparelhos diferentes.

Já a elétrica diz-se empenhada na concretização de uma auditoria independente aos contadores, que deverá estar concluída brevemente. E a ERSE espera ter resultados das três auditorias que está a levar a cabo nos próximos meses.

Mas como a Deco têm estado a receber queixas diariamente - 9 mil nos últimos 5 meses - decidiu ir para o terreno. Fez um estudo e concluiu que há 43 por cento dos contadores bi-horários da elétrica que estão desacertados.

Mais: 71,4% desses contadores tinham diferenças no relógio inferiores a 10 minutos e 43% inferiores a 3 minutos. 5,3% eram superiores a uma hora.

Em Junho, a EDP reconheceu irregularidades, mas alegou que apenas 12% dos clientes foram afetados, sendo que anunciou que iria indemnizá-los.

Agora, o número de consumidores a reclamar é bastante superior e atinge muito mais modelos.

A associação pede, por isso, que todos os clientes afetados sejam indemnizados pela EDP e não apenas os 100 mil que já foram admitidos pela empresa.

A Deco exige ainda que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresente o quanto antes a auditoria feita sobre este tema. 



In: www.agenciafinanceira.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...