MENSAGENS RECENTES DO BLOG

31 de outubro de 2012

Dicas para diversão grátis ou a baixo custo

 

Porque o lazer faz parte da vida e é essencial para o seu bem-estar, não é preciso deixar de fazer aquilo que gosta

Quando as despesas aumentam e o dinheiro escasseia, é preciso poupar no mais supérfluo. Os momentos de lazer são, muitas vezes, os sacrificados. Há muitas formas de se divertir sem gastar dinheiro ou, pelo menos, poupando bastante.

Reunimos algumas dicas que o podem ajudar a manter uma vida social e cultural ativa, sem dar cabo das finanças. Por exemplo, não precisa deixar de ir ao cinema. Basta combinar as sessões de cinema para as tardes ou noites mais baratas da semana. Se tem um cartão que lhe possa dar descontos, verifique se o leva antes de sair (estudante, idoso, promoções especiais, etc.)

Não compre todos os livros que lê. Troque com amigos e familiares, e faça-se sócio de uma biblioteca municipal. Costumam emprestar centenas de livros, CD e DVD, tudo de graça. Aproveite as promoções e saldos nos hipermercados. De vez em quando, as grandes superfícies colocam os seus stocks de livros, CD e DVD em saldos e pode conseguir comprar três ou quatro artigos pelo preço normal de apenas um. Basta estar atento, guardar alguns folhetos publicitários e anotar as datas em que pode aproveitar os descontos.

Em vez de gastar dinheiro no download de um CD inteiro no iTunes, compre apenas as músicas de que realmente gosta. Ou então visite o Last.fm. Este site permite ouvir, gratuitamente, milhares de músicas online e criar a sua própria biblioteca musical.

Em vez de comprar um MP3 e um telemóvel novo, opte por um gadget que incorpore as duas coisas.

Se tem televisão por cabo, pare e pense se precisa mesmo de tantos canais. Deve haver alguns que raramente vê. Talvez possa optar por um pacote de programação mais barata.

Alguns museus, galerias de arte jardins zoológicos, parques de diversão e jardins temáticos têm entrada gratuita ou com descontos durante certos dias ou horas da semana. Informe-se antes de marcar a visita.

Quando quer mesmo ir ver um espetáculo ou peça de teatro, compre o bilhete o mais cedo possível. Normalmente são os bilhetes mais caros que sobram para o fim.

Tente manter um guia cultural da sua cidade à mão. Há sempre alguma mostra, seminário, exibição, festival, feira, peça de teatro ou concerto com entrada gratuita.

Deixe de comprar jogos para a Playstation ou computador e procure trocar os que tem com os dos seus amigos. Em alternativa, ou quando já tiver jogado tudo, existem milhares de sites que proporcionam o acesso a jogos grátis, caso do Yahoo Games ou o PopCap.

Em vez de pagar a uma babysitter para que possa sair com o seu marido ou mulher, combine este serviço com amigos ou familiares e tomem conta dos miúdos uns dos outros à vez.

Se quer experimentar um novo restaurante, faça-o à hora do almoço e, preferencialmente, durante a semana, para poder usufruir dos preços especiais das diárias.

Para poupar dinheiro em jantaradas com os amigos, em vez de irem sempre jantar fora, jantem uma vez em casa de cada um e cada convidado traz alguma coisa. No Verão, em vez de almoçar fora, marque um pic-nic. Há quanto tempo não faz um?

Se é sócio de alguma associação desportiva, social, cultural ou profissional, verifique quais as vantagens de se ser membro: muitas vezes, pode ter descontos em eventos diversos, hotéis, espaços culturais ou outros locais de interesse.

Em vez de sair e ir tomar café ou uns copos com os amigos, convide-os até sua casa e divirtam-se com uma noite de jogos de tabuleiro e de bar aberto.

Se é sócio de um ginásio, certifique-se de que aproveita bem a mensalidade que paga. Se só lá vai muito de vez em quando, mais vale cancelar. Procure outras formas económicas de praticar exercício físico: caminhar, jogging, ciclismo, uma partida de ténis, futebol, basquetebol com os amigos. Ao ar livre não paga nada!



Fonte: www.agenciafinanceira.iol.pt








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...